Enação

EnAção oferece serviços de qualidade a baixo custo

Em 28/07/17 12:07. Atualizada em 28/07/17 13:26.

Iniciativa de estudantes da Regional Catalão une teoria e prática e agrega benefícios para a sociedade

Enação

Texto: Fábio Gaio

Fotos: Arquivo Pessoal

Uma iniciativa de um grupo de estudantes dos cursos de Engenharia Civil, de Minas e de Produção da Regional Catalão da UFG tem feito a diferença na formação pessoal e profissional dos futuros engenheiros, permitindo, ainda na graduação, a vivência de experiências empresariais, por meio da oferta de diversos serviços à sociedade, com custo bastante reduzido. A EnAção Consultoria Júnior atua desde 2012 nas áreas de mineração, construção   civil, gestão e produção, oferecendo serviços de consultoria para pequenas e médias empresas.

O projeto EnAção teve início em 2011, no curso de Engenharia de Produção, e surgiu como uma tentativa de reunir estudantes que pudessem prestar serviços à comunidade, ao mesmo tempo em que adquirem experiência e vivência em situações práticas. Com o passar do tempo, foram agregados à Empresa Júnior os cursos de Engenharia Civil e de Minas. Em 2013, os estudantes, após atenderem a uma série de requisitos perante os órgãos municipais, estaduais e federais, obtiveram o CNPJ, o que conferiu ao grupo respaldo jurídico.

De acordo com a estudante de Engenharia de Produção e integrante da EnAção, Jakeline Tomé da Silva, no princípio, em razão das dificuldades iniciais pela falta de conhecimento do papel e da importância de uma Empresa Júnior e também por entraves burocráticos, a EnAção focou em ações de extensão e projetos sociais para a comunidade. O primeiro cliente, no ano de 2015, foi o Posto JK, em Catalão. No mesmo ano, houve a associação à Federação Goiana de Empresas Juniores, órgão que tem a missão de representar, regular e potencializar o Movimento Empresa Júnior no Estado.

A estudante do curso de Engenharia de Minas e integrante da EnAção, Maria Cláudia Sanguinete, explica que, no momento, a Empresa Júnior trabalha na remodelação de seu portfólio de atividades. Dentre os serviços oferecidos, Maria Cláudia cita, na área de gestão e produção, a administração de estoque, 5S, fluxo de caixa e pesquisa de mercado. Na construção civil, a atuação está concentrada na realização de orçamento, planejamento e planta baixa. No campo da mineração, considerado por ela o grande desafio, em razão de o perfil econômico da região de Catalão ser focado na atividade mineradora, os trabalhos atuais têm se concentrado em firmar parcerias com pequenas empreiteiras que prestam serviço para as mineradoras.

Além da oferta de serviços e da possibilidade de vivenciar uma experiência empresarial, fazer parte de uma Empresa Júnior é, também, para os estudantes, uma oportunidade de crescimento. “Eu pensava que empreender era abrir uma empresa, mas hoje sei que empreender é você transformar sua vida e impactar a sociedade através dessa transformação, e nós temos esse ambiente de transformação e inovação e temos ainda autonomia. É a melhor experiência que já tive para desenvolvimento profissional e pessoal”, afirma Maria Clara.

Jakeline e Maria Clara estimulam os estudantes que queiram conhecer e participar da EnAção. Para elas é possível, com a vivência na Empresa Júnior, adquirir maior clareza, visão sistêmica, habilidades e competências. “Em sala de aula, quando temos um trabalho em grupo, geralmente optamos por um melhor amigo, alguém que tenhamos afinidade, e na empresa não é assim, temos pessoas de diversas personalidades e talentos e precisamos aprender a trabalhar juntos, o que se assemelha com o mercado de trabalho”, comenta Maria Clara.

Os serviços  oferecidos   são  seguros e de qualidade, já que toda empresa júnior é assistida por um professor tutor, que se torna responsável pela empresa. Vale ressaltar que para fazer parte da EnAção é necessário se submeter a um processo seletivo, por meio de dinâmica, análise de currículo e programa trainee, no qual se tem a vivência de como é a cultura da empresa, para só depois ser efetivado. A expectativa, para Jakeline, é expandir a cultura empreendedora e alcançar melhor a comunidade. “Ainda não temos um volume alto de projetos e nosso desafio é operar projetos em todos os setores que a EnAção engloba: gestão, construção civil e mineração”, afirma Jakeline.

EnAção

A EnAção Consultoria Júnior está sediada no Campus I da Regional Catalão, no Bloco O, conhecido como prédio da pesquisa, no terceiro andar. (64)3441-5328/ <contato@enacaoconsultoriajunior. com.br> ou <enacaoconsultoriajr@ gmail.com>.

Fonte: Ascom UFG

Categorias: universidade Edição 89