Icone Instagram
Icone Linkedin
Icone YouTube
Universidade Federal de Goiás

UFG tem qualidade da sua pesquisa reconhecida

Em 29/11/12 11:35. Atualizada em 24/11/14 14:13.

Logo Jornal

Publicação da Assessoria de Comunicação da Universidade Federal de Goiás 
ANO VII – Nº 54 – NOVEMBRO/DEZEMBRO – 2012

 

UFG tem qualidade da sua pesquisa reconhecida

Texto: Divina das Dores de Paula Cardoso*

 

Professora Divina

 

No dia 18 de outubro a Universidade Federal de Goiás recebeu o Prêmio Scival Brasil 2012, na categoria Crescimento da Produção Científica, destinado a instituições brasileiras de ensino e pesquisa que mais contribuíram para o avanço científico do país. Lançado pela Editora Elsevier com o apoio da Capes, a premiação colocou a UFG em destaque entre as melhores instituições nacionais. Sem dúvida, um reconhecimento do mérito da universidade, que tem investido no crescimento da pesquisa científica, aumentando a geração de conhecimento e contribuindo para o desenvolvimento regional e nacional.
Mas este é apenas um dos vários prêmios de reconhecimento nacional e internacional que a UFG recebeu este ano pela qualidade das pesquisas que desenvolve.  O padrão de qualidade da instituição, historicamente construído por meio do trabalho coletivo de docentes, discentes e técnicos administrativos, vem sendo reconhecido em vários níveis, em virtude do crescimento da produção científica e publicação de artigos científicos originados de projetos de pesquisas, dissertações e teses.


O elevado grau de qualificação docente e o desenvolvimento da pesquisa têm sido fatores determinantes não apenas para a criação de cursos e programas de pós-graduação, mas também para sua consolidação ao longo do tempo. Em 2012, somam-se 60 programas de pós-graduação, contemplando 26 cursos de doutorado e 54 cursos de mestrado. Tendo como meta a qualidade, a UFG mantém um plano permanente de capacitação docente, antecipando a necessidade de oferta de ensino de alto nível. Certamente, a posição de destaque no cenário nacional da pesquisa deve-se a um desenvolvimento sustentado pela competência e pela inovação tecnológica, fruto do investimento na pós-graduação, cujo crescimento foi pautado por condições satisfatórias de recursos humanos e de infraestrutura.


No período de 2006-2012, a UFG experimentou uma expansão associada à melhoria da qualidade dos programas de pós-graduação, bem como da iniciação científica. A criação de novos programas em áreas do conhecimento consideradas estratégicas, as parcerias interinstitucionais, a contínua integração entre graduação e pós-graduação, a ampliação da inserção internacional, entre outras ações, foram determinantes para a conquista dos resultados atuais.


Em 2012 encontram-se cadastrados no CNPq 212 grupos de pesquisa da UFG, aos quais vinculam-se 124 bolsistas de produtividade. Adicionalmente, temos em andamento 2.550 projetos de pesquisa, além de mais de 60 núcleos de pesquisa cadastrados na instituição, distribuídos em diferentes áreas do conhecimento, e que geraram, em 2011, a produção de mais de 6.800 trabalhos publicados, na forma de artigos em periódico indexado, trabalhos completos publicados em anais de eventos, livros e capítulos de livro. Consideramos assim, que houve, na UFG, um salto quantitativo e qualitativo no ensino de pós-graduação, alicerçado na pesquisa e na inovação.

Divina das Dores de Paula Cardoso é Pró-reitora de Pesquisa e Pós-graduação

Fonte: Jornal UFG n55

Categorias: Editorial Pesquisa