Icone Instagram
Icone Linkedin
Icone YouTube
Universidade Federal de Goiás

Posse responsável

Em 13/03/13 17:16. Atualizada em 24/11/14 14:13.

Logo Jornal

 

Publicação da Assessoria de Comunicação da Universidade Federal de Goiás 
ANO VII – Nº 56 – MARÇO – 2013

Posse responsável

Texto e Foto: Kellen de Sousa Oliveira


Kellen de Sousa Oliveira
Professora da Escola de Medicina Veterinária e Zootecnia, área de Criação de Animais de Companhia, PhD em Reprodução de Cães e Gatos.


Posse responsável é assumir a responsabilidade em todos os sentidos (afetivo, financeiro e social) de algo que lhe pertence. No caso dos animais de companhia ou pets (que incluem cães, gatos, peixes ornamentais, aves canoras, psitacídeos, pequenos roedores, lagomorfos, entre outros animais criados como animal de estimação) essa responsabilidade vai além da alimentação e do carinho, inclui também cuidados com a higiene (estética animal, oferecer local de descanso limpo e apropriado), saúde preventiva (vermifugação, vacinação, controle de ectoparasitas) e visitas ao profissional Médico Veterinário.


São comuns em centros veterinários, clientes relatando que já medicaram seus animais com produtos destinados para humanos ou que por recomendação de terceiros utilizaram medicamentos errôneos para o problema do paciente. Outro aspecto que merece atenção é com relação às consultas realizadas via internet para solucionar problemas dos animais de estimação.


Antes de adquirir um animalzinho de estimação, é importante fazer uma consulta a toda família para saber se todos estão de acordo, para esclarecer sobre as responsabilidades e os cuidados diários (fornecimento de água, alimento, limpeza de fezes), e de que isso gera custo (alimentação e saúde, higiene).


A condução do animalzinho em vias públicas também faz parte da posse responsável, pela legislação todo animal deve ser conduzido mediante guia e coleira e por alguém que possa conte-lo em situações de risco. A coleta de fezes em vias públicas é respeito com o cidadão e o meio ambiente. Já existem no comércio saquinhos (cata-caca) para esta finalidade.


A esterilização (ou castração) também é um ato de posse responsável, já que um casal de cães e/ou gatos pode gerar em 10 anos mais de 80 milhões de descendentes.

Arquivos relacionados Tamanho Assinatura digital do arquivo
56 p14 222 Kb 4874dc6b9fed706bb17985c6211c1f20