Icone Instagram
Icone Linkedin
Icone YouTube
Universidade Federal de Goiás

EDITORIAL: UFG lança Plano Institucional sobre drogas

Em 24/06/13 16:43. Atualizada em 21/08/14 11:46.

Logo Jornal

Publicação da Assessoria de Comunicação da Universidade Federal de Goiás 
ANO VII – Nº 59 – JUNHO – 2013

 

Texto: Eriberto Francisco Bevilaqua Marin | Foto: Carlos Siqueira

Eriberto Marin

Nos últimos anos, o complexo tema das drogas e de sua prevenção de uso, diagnóstico, tratamento e reinserção social, relacionado ao ensino, pesquisa e extensão, tem sido objeto de reflexão na Universidade Federal de Goiás. Em 2009, a Reitoria nomeou uma comissão com o objetivo de apresentar uma política institucional da UFG sobre drogas. A comissão apresentou uma minuta, que se tornou referência para a continuidade das reflexões por nova comissão constituída em 2012. Essa comissão, após realização de diversas reuniões e de um seminário com a comunidade universitária, apresentou à Reitoria, para análise, o Plano de Política Institucional da UFG sobre Drogas e outras Dependências.

O plano visa institucionalizar políticas e ações de ensino, pesquisa e extensão, articuladas entre as unidades acadêmicas, órgãos, núcleos, entidades representativas da comunidade universitária, e de instituições públicas e privadas parceiras, tanto para a demanda interna como externa. Entre os principais encaminhamentos da Comissão, registramos o fortalecimento do Centro Regional de Referência para Formação Permanente sobre Drogas (CRR/UFG) com a renovação do apoio da Senad/MJ para a realização de seis novos cursos sobre drogas para profissionais da Segurança Pública, Poder Judiciário e Ministério Público, em Goiânia, e do SUS e SUAS nos municípios de Porangatu, Formosa e região; a assinatura do Acordo de Cooperação Técnica entre a UFG e o Ministério Público Estadual, para ações conjuntas sobre a drogadição e, especialmente, no desenvolvimento de cursos de capacitação; o apoio e divulgação do Edital n.º 06/2012 sobre drogas ilícitas/álcool da Fapeg, que resultou na aprovação de 21 projetos de pesquisadores da UFG; a interlocução com a comunidade; e parcerias com instituições públicas e privadas.

A apresentação do Plano de Política Institucional da UFG sobre Drogas e outras Dependências passa a ser uma referência de reflexão, ações e metas de ensino, pesquisa e extensão sobre o tema. De forma imediata, além da institucionalização de um espaço e infraestrutura, a criação
do Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Drogas e outras Dependências (Neped/UFG) irá congregar a comunidade interna e externa na reflexão e ações futuras. E, por último, ressaltamos a participação da UFG no Programa Saúde na Escola visando à realização do Curso de Prevenção
do Uso de Drogas para Educadores de Escolas Públicas, com carga horária de 180 horas, com a previsão de formação de 10.000 professores das escolas públicas municipais e estaduais, em vias de apreciação pela Secadi/MEC.

O tema é complexo, atual e necessário, e a UFG se insere, de forma permanente e institucional, na reflexão e ações sobre as drogas e outras dependências.

 

Categorias: editorial drogas plano