EDITORIAL: Conquistas trazem novos desafios

Em 14/03/14 16:09. Atualizada em 24/11/14 14:13.

Logo Jornal

Publicação da Assessoria de Comunicação da Universidade Federal de Goiás
ANO VII – Nº 65 – MARÇO – 2014

Editorial: Conquistas trazem novos desafios

Texto: Orlando Afonso Valle do Amaral* | Foto: Carlos Siqueira

Reitor da UFG prof Orlando Afonso Vale do Amaral

É com muita satisfação que nos dirigimos aos membros da comunidade universitária por meio do Jornal UFG. O professor Manoel Chaves e eu tomamos posse, respectivamente, como vice-reitor e reitor da UFG, no dia 6 de janeiro de 2014. Queremos, antes de tudo, manifestar o nosso compromisso de manter um diálogo franco, permanente e transparente com docentes, técnico-administrativos e estudantes. O Jornal UFG cumpre um importante papel neste processo, mas, além dele, utilizaremos todas as formas, individuais e coletivas, de promoção e fortalecimento do processo de comunicação com a comunidade universitária.

Nossa primeira mensagem é de alegria e orgulho por assumirmos a direção da universidade. Vivemos um momento ímpar, marcado pela materialização de antigos sonhos da comunidade universitária e de todos que nos antecederam, na rica história de construção desse patrimônio público, que é a Universidade Federal de Goiás. Representativo deste momento, para além do visível crescimento quantitativo da instituição, é a melhoria dos indicadores qualitativos da UFG. Destacamos o aumento dos conceitos atribuídos aos cursos de graduação (por meio da avaliação do Enade) e de pós-graduação (por meio da avaliação trienal da Capes), em especial, pelo conceito 6 a dois de nossos programas de pós-graduação: em Geografia e em Ecologia e Evolução. Queremos avançar e melhorar ainda mais a nossa instituição e, para isso, dependemos de forma direta do trabalho competente e compromissado de toda a comunidade universitária. A Administração Superior da UFG estará sempre ao lado de todos na busca das melhores condições para alcançarmos esse objetivo.

Ademais, temos grandes e complexos desafios pela frente. Um deles será a implementação do novo Estatuto da UFG, aprovado pelo MEC em 23 de janeiro último. Este Estatuto prevê mudanças muito significativas na estrutura organizacional de nossa instituição, como uma maior e mais justa participação dos representantes dos câmpus instalados nas Regionais (nomenclatura do novo Estatuto) Catalão, Cidade Ocidental, Goiânia, Goiás e Jataí. A implementação do novo Estatuto, a ser concretizada em um prazo máximo de 180 dias, dará organicidade à estrutura multicâmpus da UFG, ampliará a autonomia de suas regionais do ponto de vista administrativo e acadêmico, além de tornar mais democrática a gestão universitária.

Dando continuidade ao programa de expansão da UFG, anunciamos o início das atividades acadêmicas nos câmpus Aparecida de Goiânia (Regional Goiânia) e Cidade Ocidental (Regional Cidade Ocidental), no segundo semestre. Temos hoje uma nova universidade, que é mais inclusiva, com maior presença no interior do Estado e mais relevante como instituição formadora, geradora de conhecimentos e transformadora da sociedade.

Otimistas, em relação ao futuro da UFG, gostaríamos de desejar a todos, especialmente aos estudantes ingressantes, que o ano de 2014 seja pleno de realizações acadêmicas e pessoais e que possamos, ao final de cada um dos próximos anos, celebrar novos avanços e conquistas dessa grande e querida instituição, que é a Universidade Federal de Goiás.

*Reitor da Universidade Federal de Goiás

Fonte: Ascom UFG