CAMINHOS DA PESQUISA Revistas científicas: acesso e tendências

Em 09/10/14 11:04. Atualizada em 24/11/14 14:13.

Logo Jornal

Publicação da Assessoria de Comunicação da Universidade Federal de Goiás
ANO VII – Nº 68 – Outubro – 2014

Revistas científicas: acesso e tendências

Importância e impacto do periódico científico

O periódico é um importante espaço de divulgação de trabalhos técnicos e constitui-se em uma espécie de documento. Entre as formas de divulgação de Ciência e Tecnologia, a revista científica é uma das mais procuradas. Esse tipo de veículo confere credibilidade a programas de pós-graduação e instituições de pesquisa.

Respaldadas por instituições sérias e seguras, as revistas científicas integram e são integradas em diversos bancos de dados, as chamadas bases indexadoras, num excelente exemplo de convergência de redes de informação, frequentemente atualizadas e expandidas. Quanto mais bases publicarem a revista, mais credibilidade e visibilidade ela terá. Maior peso possuem as bases indexadoras internacionais. Assim, há uma tendência das revistas publicarem também em outra língua.

A rede mundial de computadores torna mais acessível essas publicações, praticamente todas são encontradas na internet, e há uma tendência a desaparecer as versões impressas, normalmente encontradas nas bibliotecas.

Como publicar

Cada periódico científico tem suas regras quanto à especificidade, periodicidade, artigos externos, critérios de qualidade da informação etc. Os trabalhos são rigorosamente avaliados por um conselho científico, especialmente em relação à política de periódico. As publicações contam ainda com pareceristas de outras instituições, nacionais e internacionais.

Revistas científicas da UFG

Atualmente, 25 revistas científicas ligadas a programas de pesquisa e pósgraduação da UFG estão cadastradas no seu Portal de Periódicos (www.revistas.ufg. br). Há outras em fase de estruturação. Desde 2003, essas publicações contam com a colaboração do Programa de Apoio às Publicações Periódicas Científicas da UFG (Proapupec). Este ano, o edital do programa destinou R$210 mil, variando entre R$ 9 mil e R$ 15 mil para cada revista contemplada.

Na próxima edição, saiba mais sobre a qualidade e os fatores de impacto das revistas científicas na atualidade.

Categorias: Caminhos da Pesquisa revistas científicas