Disciplina é criada para superar deficiências na formação em Matemática

Em 09/10/14 11:12. Atualizada em 24/11/14 14:13.

Logo Jornal

Publicação da Assessoria de Comunicação da Universidade Federal de Goiás
ANO VII – Nº 68 – Outubro – 2014

Disciplina é criada para superar deficiências na formação em Matemática

Oferecida como Núcleo Livre de Matemática Básica, a disciplina irá auxiliar alunos com dificuldades em Cálculo I

Texto: Camila Godoy e Thaíssa Veiga | Foto: Leticia Antoniosi

Prova matemática

Teste realizado em agosto selecionou estudantes para cursar a nova disciplina

O diretor do Instituto de Matemática e Estatística (IME), Maurício Pieterzack, realiza, desde o início do ano de 2013, estudos sobre aprovações e reprovações de alunos que cursam a disciplina de Cálculo I. Após a obtenção dos dados, foram detectadas falhas no aprendizado dos alunos, em especial, no que se refere aos conteúdos de matemática básica. “As disciplinas de Cálculo são mais difíceis, muitos alunos vêm com dificuldades dos ensinos básico e médio. Em geral, Cálculo I é a primeira disciplina que os alunos fazem, existe um grande choque, e é onde muitos desistem”, destaca o diretor do IME, Maurício Pieterzack.

No primeiro semestre de 2013 estavam matriculados na UFG 1.354 alunos em Cálculo I. O número de estudantes reprovados foi de 831, o equivalente a 61,37%

Tendo conhecimento sobre as inúmeras reprovações, a Pró-Reitoria de Graduação (Prograd) e o IME criaram a disciplina de Matemática Básica, oferecida como Núcleo Livre com 64 horas. As aulas pretendem auxiliar alunos com dificuldades para que possam cursar posteriormente a disciplina de Cálculo I. Maurício Pieterzack decidiu avaliar os estudantes dessa disciplina e detectou dificuldades durante o processo de aprendizagem. A análise ocorreu mesmo antes de a média final dos cursos de graduação passar de 5,0 (cinco) para 6,0 (seis), com a aprovação do novo Regulamento Geral dos Cursos de Graduação (RGCG).

Durante os levantamentos, o diretor notou que o número de reprovações iria aumentar quando a média subisse. “Fiz um estudo do que iria acontecer se a média fosse seis, antes mesmo de ela subir. A constatação foi de que 50% dos alunos que tinham sido aprovados em Cálculo I em 2013 teriam sido reprovados se a média fosse 6. A aprovação iria ficar por volta de 20% apenas”, relata o diretor.

Os interessados em se matricular nessa disciplina passaram por uma prova, realizada no dia 11 de agosto. Segundo Maurício Pieterzack, 1.200 alunos foram notificados por e-mail por apresentarem mais dificuldade na disciplina de Cálculo I, porém apenas 390 se inscreveram e apenas 164 realizaram a prova.

Dentre os alunos que realizaram a avaliação, estava a estudante do 3º período do curso de Engenharia de Computação, Ana Paula Rodrigues de Oliveira, que não considerou o teste difícil, mas acredita que as deficiências da formação dos alunos poderiam impedir que eles se lembrassem das matérias cobradas: “O que estamos estudando no curso é fácil saber, porque é visto todos os dias, mas se você tem problemas com a matemática básica e empurra com a barriga ao longo dos anos, não consegue responder nem a questões simples”.

Para Murilo Henrique Azevedo, estudante do 4º período do curso de Agronomia, a disciplina de Matemática Básica abrirá portas para quem não teve boa formação no ensino médio. Mas defendeu que, além das deficiências básicas, outros dois fatores são responsáveis pelo alto índice de reprovação na disciplina de Cálculo I: a didática dos professores e o empenho dos estudantes. “Se eu não me esforçar, nunca conseguirei ser aprovado. O teste de hoje me fez perceber que preciso me empenhar mais”, disse. A prova detecta se o aluno pode fazer a disciplina de Cálculo I ou se terá de passar antes pela Matemática Básica.

Núcleo Livre

Cada turma de Matemática Básica tem como ementa: frações, equações do primeiro e do segundo graus, inequações, potências, representação geométrica, funções elementares (linear, potência, módulo, racionais, seno e cosseno). Os alunos têm o auxílio de monitores e devem cumprir exercícios e testes quinzenais com e sem consultas, além de avaliações em seminários para compor as notas das avaliações.

A PROGRAD recomenda ainda que os alunos se matriculem em, no máximo, seis disciplinas por semestre a fim de que tenham tempo para resolver exercícios e frequentar a monitoria.

Categorias: OFICINA Matemática Cálculo I