Títulos e Honrarias Oficiais entregues pela UFG - Professor Honoris Causa

Em 29/10/14 10:10.

 

Bruno Zilberstein (Resolução Consuni n. 06/2004)Professor da Universidade de São Paulo contribuiu para o desenvolvimento da área de saúde em Goiás. No Departamento de Clínica Cirúrgica do Hospital das Clínicas da UFG, desenvolveu a técnica de videocirurgia para o tratamento do esôfago, comprometido pela Doença e de Chagas. Foi responsável pela qualificação de 20 médicos da instituição, por meio de orientação no Mestrado Interinstitucional promovido pela Faculdade de Medicina da UFG com o da USP.

 

Hélio Naves (Resolução Consuni n.30/2013). Formado em Ciências Econômicas pela Universidade Católica de Goiás, Hélio Naves foi representante dos professores da Escola Técnica Federal de Goiás por vários mandatos, secretário estadual de educação de 1975 a 1977 e diretor da Escola Técnica Federal de Goiás de 1979 a 1984. A cerimônia de entrega foi realizada em 18/09/2013 –  20 horas – Teatro Asklepiós da Faculdade de Medicina da UFG (foto).

 

Henrique Walter Pinotti (Resolução Consuni n.08/1997) Um dos maiores especialistas em Clínica Cirúrgica do Aparelho Digestivo no Brasil, o professor da Universidade de São Paulo teve participação efetiva no desenvolvimento da área em Goiás. Em 1974 criou o curso de Educação Continuada de Gastroenterologia, que beneficiou vários profissionais goianos. Foi membro do comitê científico de 15 revistas médicas no Brasil e em outros países. Publicou mais de 500 trabalhos científicos em periódicos nacionais e internacionais, além de diversos livros. Produziu mais de 60 filmes e vídeos científicos. É membro honorário da Academia Argentina de Medicina e da Sociedade Italiana de Cirurgia. Em 1997, recebeu o título de “Cavaliere Ufficiale Dell’Ordine Al Merito Della Republica Italiana”.