Salvador Dalí capa

Jogo inspirado em Salvador Dalí auxilia o ensino de Artes

Em 19/04/18 11:42.

Aplicativo foi desenvolvido durante pesquisa realizada no Programa de Pós-Graduação em Ensino na Educação Básica da UFG

Luiz Felipe Fernandes

Uma pesquisa realizada na Universidade Federal de Goiás (UFG) resultou na criação de um jogo, para dispositivos móveis, baseado na produção artística do pintor espanhol Salvador Dalí. A proposta do pesquisador Santiago Lemos é que o jogo seja utilizado para auxiliar o ensino de Artes na educação básica. O aplicativo Dalí eX, que pode ser baixado gratuitamente, é do gênero RPG (Role-Playing Game, ou jogo de interpretação de personagens), popular entre crianças e jovens.

Santiago criou uma narrativa para sustentar as atividades do jogo ao oferecer missões a ser cumpridas. São quatro fases: a primeira é um pequeno tutorial do jogo; a segunda dialoga com a Educação Estética; a terceira tem como foco o ensino de Artes Visuais; e a quarta é o desfecho do enredo. "Em nenhuma dessas fases fica claro para o estudante (ou jogador) que ele estará entrando em contato com um conteúdo que seria exposto em um livro de forma linear ou em uma aula expositiva", explica o pesquisador.

A ideia de criar o jogo surgiu da atuação do pesquisador como professor de Artes Visuais em turmas do ensino fundamental de escolas públicas e do programa de formação continuada da Secretaria de Educação, Cultura e Esporte de Goiás. A experiência em sala de aula revelou que as tecnologias contemporâneas de informação e comunicação são, na maioria das vezes, utilizadas apenas como entretenimento.

Santiago explica que o uso de jogos virtuais no processo ensino-aprendizagem é cada vez mais comum, mas é necessário refletir sobre a sua utilização. "É preciso que o professor saiba tirar proveito de modo a fomentar a construção de subjetividades e contribuir na formação estética do aluno. Para isso, o jogo deve apresentar não só
um cuidado estético ou com o entretenimento, mas também conteúdos que possibilitem adquirir e produzir conhecimento, favorecendo o diálogo e o contato com várias linguagens", considera.

Salvador Dalí

Surrealismo
Salvador Dalí é um dos principais expoentes do movimento artístico e literário surrealista, caracterizado por representações estéticas abstratas e oníricas como representação do inconsciente dos artistas. Uma de suas obras mais importantes é A persistência da memória, de 1931, com os icônicos relógios que parecem estar derretendo.

Essa pintura aparece na terceira fase do jogo Dalí eX. Em um primeiro momento dessa fase, o jogador precisa fazer a compreensão crítica da obra ao se deparar com cinco recortes do quadro que descrevem o motivo de o artista ter colocado aqueles elementos. Em seguida, ele faz a contextualização sobre Salvador Dalí ao encontrar uma estátua do pintor. Ao aproximar-se dela, o jogador tem a opção de clicar em um vídeo com a biografia do artista.

Por último, o jogador encontra vários cavaletes com quadros inacabados, textos sobre misturas de cores e um personagem que conversa com o jogador e propõe que ele desenvolva uma atividade de pintura ou desenho com foco na obra A persistência da memória. "Nessa fase, o jogador tem a possibilidade de imergir nas Artes Visuais, dialogando com a obra de Salvador Dalí", explica Santiago.

Fonte: Secom/UFG

Categorias: Educação Edição 94