retranca comunidade pergunta

Como posso me inscrever no Idioma sem Fronteiras?

Em 06/06/18 12:16.

Confira a resposta da coordenadora do programa na UFG

Em primeiro lugar, você precisa saber que o Programa Idiomas sem Fronteiras (IsF) é uma iniciativa do MEC e da Capes e tem como objetivos principais auxiliar no processo de internacionalização da UFG e contribuir para o desenvolvimento de uma política linguística na instituição, além de realizar ações visando a capacitação linguística dos membros da comunidade (discentes, docentes e servidores técnico-administrativos).

Como universidade credenciada ao IsF desde 2013, as ações oferecidas no âmbito da UFG são: curso on-line de inglês na plataforma My English Online (MEO), cursos presenciais de português para estrangeiros e de espanhol, francês, inglês e aplicações de teste de proficiência.

Para participar de todas as ações do IsF-UFG, você precisa, em primeiro lugar, ter vínculo ativo com a instituição. No caso de alunos, seus dados já devem estar inseridos no sistema da UFG (via processamento da matrícula). Se você é servidor, deve possuir Siape há, pelo menos, seis meses. Outro pré-requisito é ter realizado o teste do TOEFL ITP ou o teste inicial do MEO para ter acesso aos cursos presenciais.

Os cursos presenciais oferecidos no IsF geralmente requerem o nível A2 (básico) de conhecimento, salvo eventuais exceções. Portanto, é necessário que você tenha realizado um teste de diagnóstico e/ou proficiência para que se determine seu nível de conhecimento dos idiomas pretendidos. Assim, o próximo passo é realizar o cadastro online na página do IsF (http://isfaluno.mec.gov.br/).

Para os cursos do idioma inglês, você, como candidato a uma das vagas dos cursos oferecidos, deve ter realizado o teste do TOEFL ITP (Test of English as a Foreign Language) e já ter recebido o resultado ou ter feito o teste inicial da Plataforma My English Online. Para os demais idiomas oferecidos no IsF-UFG, certificados de outros contextos educacionais (Centro de Línguas da UFG, Centro de Avaliação em Suficiência em Língua Estrangeira ⎼ Casle ⎼ ou, ainda, cursos livres de línguas) podem ser aceitos. Caso você seja autodidata e não possua certificado, há a possibilidade de realizar o teste de nível aplicado por ocasião da confirmação das inscrições nas ofertas dos cursos.

É importante mencionar que as inscrições para os cursos presenciais de todos os idiomas ocorrem exclusivamente com base em um calendário nacional, com datas indicadas em editais e divulgadas nos canais de comunicação da UFG e no nosso perfil na rede social Facebook (Idiomas sem Fronteiras UFG). Durante o período indicado em edital, o endereço <http://isfaluno.mec.gov.br/> deverá ser acessado para realizar sua inscrição. Lembramos que o número mínimo e máximo de alunos por turma é de 10 e 25, respectivamente, e as vagas são preenchidas por ordem de inscrição. Finalizado o período de inscrições, caso você tenha conseguido uma das vagas, uma mensagem será enviada ao endereço de e-mail indicado no cadastro confirmando sua inscrição.

Para o teste de proficiência TOEFL ITP, você deve saber que pode realizá-lo uma vez por demanda, ou seja, uma vez por semestre, e, portanto, no máximo, duas vezes ao ano. O teste não reprova e, sim, avalia habilidades em três áreas: compreensão oral (listening), estrutura e expressão escrita e compreensão escrita (reading), totalizando três horas de prova. Importante: o resultado com a nota do teste pode variar de 45 a 60 dias para ser disponibilizado no sistema do IsF.

Outro teste que você pode realizar no Programa IsF é o teste de nivelamento do My English Online (MEO). Acesse o mesmo endereço eletrônico (http://isfaluno.mec.gov.br/), faça o login e selecione a aba Cursos Online.

Contatos na UFG:
Faculdade de Letras, Sala 83, bloco Bernardo Élis, Câmpus Samambaia.
Horário de atendimento ao público:
Segunda à sexta-feira: 8h às 11h
Segundas e quartas: 13h às 16h