Fotografia: Itamar

Itamar e seu olhar sensível sobre a realidade

Em 12/12/18 16:34.

Servidor da UFG, Itamar Pires Ribeiro, faz registros fotográficos há 30 anos

Carolina Melo

Palco Imaginário
Foto selecionada para a exposição Matéria Prima Luminosa

Os registros fotográficos dos servidor da UFG, Itamar Pires Ribeiro, marcam as suas experiências, desde as mais rotineiras até as que remetem às importantes celebrações da vida. Para aqueles que o conhecem, não é incomum encontrá-lo munido de máquinas fotográficas.

A captura de imagens permite ao escritor e jornalista, lotado na Rádio Universitária, compartilhar a sua interpretação do mundo. Os recortes do cotidiano e os enquadramentos de instantes integram um acervo fotográfico que possui mais de 30 mil fotos e foi construído ao longo de 30 anos, em diversas partes do mundo. Cidades como Paris, Montevidéu, Rio de Janeiro e Goiânia foram cenários de inspiração.

Em seu caminhar fotográfico, Itamar Pires conseguiu reunir material suficiente, inclusive, para fazer uma exposição. Fotografias, em preto e branco e coloridas, foram divididas pelo autor em três subtemas: “Interações Imaginárias”, “Objetos imaginários” e “Palco Imaginário”. Os temas dizem respeito às relações entre as formas, cores, linhas de força e de composição espacial; às interpretações subjetivas sobre os objetos do cotidiano; e às apresentações musicais e teatrais nos palcos de Goiânia. Segundo ele, "a fotografia é muito mais um campo de recriação e representação que um mero registro".

Categorias: Eu Faço Arte