Estudantes da UFG criam dinâmicas de Educação Física

Estudantes da UFG criam dinâmicas para o ensino da Educação Física

Em 26/02/19 11:32. Atualizada em 27/02/19 09:04.

Material reunido em apostila é fruto da disciplina de núcleo livre da Faculdade de Educação Física e Dança

Gustavo Soares

Dinâmica educativaMateriais reciclados serviram de inspiração para práticas lúdicas e educativas (Fotos: Pedro Gabriel)

O encerramento da disciplina de verão "Produção de Materiais Didáticos para a Educação Física Escolar" da Faculdade de Educação Física e Dança (FEFD), que ocorreu na sexta-feira (22/02), fez a entrega da apostila didática que reuniu as dinâmicas educativas produzidas pelos acadêmicos da UFG. As brincadeiras, contos e atividades lúdicas foram desenvolvidas para auxiliar o ensino da Educação Física nas diferentes faixas etárias da criança.

A proposta envolveu estudantes dos cursos de Educação Física, Física, Agronomia, Ciências Contábeis e Engenharia Física. A interdisciplinaridade permitiu aos acadêmicos a vivência do processo de confecção dos materiais educacionais. A apostila registrou cada brincadeira, dinâmica e material criado pelos discentes. O objetivo, agora, é divulgar o material para a rede pública de escolas e demais estudantes da UFG.

Dinâmica educativa
Dinâmicas pedagógicas foram compiladas na apostila

Os principais conteúdos de âmbito educacional explorados foram a dança, a ginástica, práticas holísticas, pilates, ioga, práticas corporais, lutas, capoeira, dentre outros esportes. A produção de um dos grupos utilizou a ioga como um objeto de estudo. Elaboraram um conto de nome “Ioga Animal”, que apresenta às crianças o que é a prática, quais são seus movimentos, onde surgiu e como foi apropriada pelo ocidente.

De acordo com a professora Bárbara Isabela Soares de Souza, responsável pelo núcleo livre, ao longo dos dois meses de curso os discentes foram incentivados a escrever sínteses do conteúdo teórico e a produzir os materiais educativos.  Segundo ela, o envolvimento com a teoria fez com que os acadêmicos de outros cursos ultrapassassem o senso comum sobre Educação Física. "Os estereótipos foram rompidos e a experiência se fez enriquecedora".

“A recepção dos alunos para com a disciplina foi ótima. Consegui extrair bons resultados nesse curto período de aula”, disse Bárbara. Segundo a professora, as chances dessa mesma disciplina ser oferecida são grandes, por conta dos bons resultados colhidos e da interação com os demais. "Os projetos que podem nascer dessa disciplina são progressistas e únicos dentro da universidade", afirmou.

Categorias: Humanidades