Ciências Sociais: os alunos constroem o curso

Em 29/03/19 10:08. Atualizada em 29/03/19 12:06.

Artigo do professor Itami Campos resgata o histórico do curso de Ciências Sociais na UFG

No clima da movimentação política dos anos 1960, do populismo, das reformas de base, foi criado e instalado o curso de Ciências Sociais na Faculdade de Filosofia Ciências e Letras na recém-criada Universidade Federal de Goiás.

Em 1º de março de 1964, 35 alunos, no ritmo político da época iniciaram o curso. O golpe 31 de março de 1964 e os novos rumos da política nacional faz com que a maioria dos alunos abandone o curso.

As dificuldades eram muitas. O curso não tinha uma estruturação curricular definida, além disso, nem dirigentes e nem professores tinham cursado Ciências Sociais.  A bibliografia era inexistente. Muitos professores, bacharéis em Direito, pouco conheciam das ciências sociais.

Além disso, a Universidade, ainda em seu começo, não dispunha de instalações para funcionamento adequado da Faculdade de Filosofia e nem de seus cursos, ficando muitas turmas alojadas em locais diferentes. A Faculdade e o curso de Ciências Sociais peregrinaram da Faculdade de Engenharia para o Instituto Histórico e Geográfico (Rua 82); daí para um prédio na Rua 15 com a Rua 20; e depois, para Faculdade de Economia e Administração da UCG. Em 1968, a Faculdade é instalada em prédio próprio no campus do Setor Universitário (hoje, sede da Faculdade de Educação).

Na reforma universitária de 1968 a Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras deixa de existir, sendo criados o Instituto de Ciências Humanas e Letras e a Faculdade de Educação. Posteriormente, problemas estruturais no prédio faz com que a Unidade (ICHL) seja transferida para o Seminário Sta. Cruz e, posteriormente, para Faculdade de Agronomia. Construídos os primeiros blocos do Campus II no início dos anos 1970, o ICHL é ali alojado. Em 1974, o ICHL e o Curso de Ciências Sociais são instalados em seus prédios definitivos.

O quadro de professores constituído de advogados e autodidatas refletia a deficiência de profissionais no Estado. Até 1968, os juristas dominaram as disciplinas do curso. Diante das dificuldades, os alunos buscaram em profissionais de outras universidades (Belo Horizonte, São Paulo e Brasília) os conhecimentos que lhes faltavam. As dificuldades enfrentadas levam os alunos a criarem o Centro de Estudos Sociais e Políticos (CESP), entidade representativa do corpo discente de Ciências Sociais. O CESP promove encontros, debates e discussões, sendo sua atuação, posteriormente, considerada subversiva e tendo sua sede invadida e fechada pelos agentes da repressão.

Em 1968 era grande a insatisfação dos alunos com professores e com o curso. Cria-se um clima de tensão e de agitação que resulta no afastamento de vários professores-juristas. Posteriormente, a admissão de profissionais diplomados em Ciências Sociais e de ex-alunos que se qualificam, tendeu a melhorar a qualidade teórica do curso.

A reforma universitária, imposta por militares após 1968, atinge a todos os cursos da Universidade. Criam-se os Institutos Básicos e estabelece o regime de crédito para o sistema de ensino. O currículo é reformulado criando várias disciplinas em que se desdobraram matérias básicas - Sociologia, Política, Antropologia e Método de Pesquisa. Os alunos, dentro das disciplinas oferecidas, compunham seu curso. A falta de controle, o democratismo, levaram quase à inviabilização do sistema de crédito.

No início dos anos 1980, numa reação ao período pós-64 e à reforma universitária, a UFG debate e questiona o regime de crédito. Na reformulação, houve o retorno ao seriado anual. Novamente os cursos e currículos são reformulados. Por sua vez, o curso de Ciências Sociais estruturou seu currículo tendo por base eixos temáticos e privilegiando os clássicos da Antropologia, Ciência Política e Sociologia.

Na reforma do Estatuto da UFG, em 1996, o Instituto de Ciências Humanas e Letras é desmembrado em três Unidades – Faculdade de Comunicação, Faculdade de Letras e Faculdade de Ciências Humanas e Filosofia. O curso de Ciências Sociais torna-se integrante da Faculdade de Ciências Humanas e Filosofia. E, em posterior reformulação, Ciências Sociais torna-se unidade – Faculdade de Ciências Sociais, abrigando além da Graduação, a Pós-Graduação, stricto senso - mestrado e doutorado..