Aplicativo Happy

Estudantes obtém primeiro lugar no “Hackinnovation Mobinova”

Em 17/04/19 16:24.

Equipe do Instituto de Informática criou aplicativo voltado para a mobilidade coletiva e sustentável

Equipe de Comunicação do Instituto de Informática (Comunica INF)

Entre os dias 29 e 31 de março, foi realizado o evento Hackinnovation Mobinovaque reuniu, em Goiânia, cerca de 200 pessoas de diversos locais do Brasil. O evento com o tema “Inovação para mobilidade coletiva e sustentável” teve o objetivo de reunir profissionais que apresentaram projetos empreendedores e viáveis para melhorar a mobilidade urbana na Região Metropolitana da capital.

O evento teve participação do professor Walison Moreira, do Instituto de Informática (INF-UFG), que atuou como mentor para auxiliar todas as 15 equipes que trabalhavam na ocasião para desenvolver suas ideias. A equipe vencedora, formada pelos quatro estudantes do curso de Engenharia de Software do INF-UFG, Murillo Silva e Nunes, Gustavo Henrique da Silva Batista, Saulo de Araújo Calixto, Fernando Henrique Quicano Callata, e pela arquiteta Fernanda de Sousa, apresentou o aplicativo “Happy”, que funciona como assistente pessoal para transporte coletivo. Ele observa a locomoção diária dos clientes do transporte público, através de geolocalização, e aprende a rotina de cada um.
Alunos dos INF ficam em primeiro lugar no “Hackinnovation Mobinova”
Equipe vencedora é formada por quatro estudantes do curso de Engenharia de Software do INF-UFG (Murillo Silva e Nunes, Gustavo Henrique da Silva Batista, Saulo de Araújo Calixto, Fernando Henrique Quicano Callata), e pela arquiteta Fernanda de Sousa
O Happy daria informações precisas sobre o trajeto dos passageiros e período de deslocamento. Com esses dados, as empresas conseguiriam ter os horários corretos, saber onde há mais demanda e quais as linhas mais lotadas. "Poderiam melhorar a operacionalidade do transporte, diminuir a lotação, sugerir novas rotas e aumentar a velocidade”, explica a arquiteta Fernanda de Souza Ferreira, que exibiu o projeto da equipe vencedora.

Com essas informações, é possível mensurar os diversos pontos de origem e destino individuais das milhares de pessoas que utilizam o serviço, informação essa que as companhias de ônibus da grande Goiânia não possuem atualmente. Portanto, seria possível, para o planejamento operacional das empresas, distribuir de forma mais eficiente as suas frotas e melhor atender os clientes. Para o usuário do aplicativo, seriam oferecidas dicas de rotas alternativas baseadas no seu uso, além de sugestões dos melhores horários para se utilizar o ônibus em determinada linha.

O time do Instituto de Informática que venceu a competição em 1º lugar foi premiado com mil reais em créditos no CityBus 2.0 (serviço de transporte) para cada participante, Mentoria GetUp da PontoGet Inovação e Viagem guiada a Bogotá, referência em Mobilidade Urbana na América Latina, para uma visita técnica na Transmilenium.
Alunos dos INF ficam em primeiro lugar no “Hackinnovation Mobinova”
Equipes desenvolveram  projetos voltados para a mobilidade coletiva e sustentável

Selo Eu defendo

Fonte: INF/UFG