Encontro fortalece formação de Rede de Cultura em Goiás

Em 05/06/19 11:03. Atualizada em 06/06/19 16:53.

Atividade realizada durante a Semana de Arte e Cultura da UFG firmou as estacas para o estabelecimento de parcerias e ações em conjunto entre instituições públicas

Caroline Pires

(Fotos: Carlos Siqueira)

Na manhã de hoje (5/6), foi realizada mais uma reunião da Rede de Cultura das Instituições Públicas de Ensino Superior, com representantes das UFG, Instituto Federal de Goiás, Instituto Federal Goiano, Universidade Estadual de Goiás e do Fórum de Arte e Educação em Goiás. O objetivo é construir uma rede entre as instituições e professores parceiros para promover e fortalecer as ações de arte e cultura no estado. As reuniões são realizadas mensalmente visando a construção de ações conjuntas para médio e longo prazo.

Redes de cultura

Neste quinto encontro, os participantes apresentaram um panorama da realidade de arte e cultura nas suas instituições e discutiram os caminhos para estabelecimento de pontes e compartilhamento de ações. A pró-reitora adjunta de Cultura e Extensão da UFG, Flávia Maria Cruvinel, destacou que entende as Instituições Públicas de Ensino Superior (IPES) como plataformas culturais, segundo ela, a partir dessa perspectiva muito pode ser feito. "Queremos estabelecer quem somos nós enquanto redes e o que podemos fazer com os recursos humanos e físicos que temos", afirmou. "Nós existimos enquanto rede, mas precisamos ir aos poucos ir articulando os projetos", concluiu.

A professora Alice Fátima Martins, da Faculdade de Artes Visuais/UFG, complementou que o fortalecimento das parcerias é fundamental. "Quando não temos financiamento e a precariedade se apresenta, o caminho é verificar o quanto o pouco de cada um unido pode gerar algo maior", frisou.

Redes de cultura

Somando aos representantes das Instituições de Ensino Público Superior participantes, o professor Constantino Isidoro Filho, do IFG, lembrou da importância de continuar colaborando resistindo na luta em defesa a Arte e Cultura. "A iniciativa de colocar os equipamentos culturais das Instituições à disposição uns dos outros e espalhar pelos diversos campi do interior é um desafio, nós estamos firmes nesse propósito", destacou.

A iniciativa de colocar os equipamentos culturais das Instituições espalhados por todos os cantos do estado é um desafio, mas podem ser utilizados nesse momento de resistência Constantino Isidoro Filho, do IFG.

1ª Semana de Arte e Cultura da UFG

Segue até o dia 8 de junho a programação da I Semana de Arte e Cultura da UFG: Redes em rede. O evento tem como objetivo promover o encontro de estudantes, professores, pesquisadores, artistas e sociedade em geral para refletir sobre a Arte e a Cultura e o papel da universidade frente a cenário atual, bem como, fruir a programação artística nos equipamentos culturais da UFG. Desta forma, várias redes foram convidadas a participar da programação, promovendo o intercâmbio entre os diversos agentes e coletivos.

A programação artística da semana contempla espetáculos, mostras e exposições diárias nos diversos equipamentos culturais da UFG como CCUFG, CINE UFG, GALERIA DA FAV, Teatro Belkiss Specière Mendonça, LaCena, com destaque para os shows de Vanessa da Mata no Projeto Música no Campus; os shows de Ana Cañas e de Caboclo Roxo e os espetáculos ADOBE do Grupo Solo de Dança, Os Javalis: o Jogo da Verdade com direção de Samuel Baldani no Centro Cultural UFG, da Mostra de Cinema Italiana no Cine UFG e a peca teatral O Homem Decomposto com direção de Alexandre Nunes, no LaCENA.

Categorias: Institucional