Dentadura

Pesquisa avalia implante único de dentadura inferior

Em 29/07/19 15:57.

Pesquisa avalia resultados satisfatórios nos mais de 100 pacientes acompanhados

Pacientes desdentados totais tradicionalmente recebem próteses totais, as famosas dentaduras, que são dispositivos colocados na boca onde ficavam os dentes. A dentadura superior tem melhor aceitação porque o céu da boca auxilia a fixação, mas na região inferior há menos ossos e a língua o que dificulta a fixação da dentadura, dificultando a mastigação e a fala. A literatura científica sugere dois implantes para fixação do dispositivo. Uma pesquisa da Universidade Federal de Goiás está propondo uma linha de trabalho que avalia o uso de apenas um implante, diminuindo custos do material, tornando o tratamento mais acessível a população de baixa renda. A fixação é feita por meio de um botão único de encaixe no centro da arcada dentária.

A avaliação dos pesquisadores é que o implante faz diferença inclusive na vida social dos pacientes. Cerca de 100 pacientes estão em acompanhamento por esse tratamento. Os resultados têm sido satisfatório e mostram que é possível utilizar apenas um implante, dando mais segurança aos cirurgiões dentistas em utilizar a técnica.

Veja o programa produzido pela TV UFG com o pesquisador da Faculdade de Odontologia da UFG, Túlio Nogueira:

Categorias: Saúde