Curso de graduação em Engenharia Química da UFG comemora 10 anos

Em 23/09/19 15:17. Atualizada em 24/09/19 12:01.

No evento, também foi celebrado o dia do Engenheiro Químico

Letícia Santos

O curso de graduação em Engenharia Química da Universidade Federal de Goiás (UFG), comemorou na tarde da última sexta-feira (20/09), dez anos de existência. Criado em 2009, o curso de graduação já formou aproximadamente 90 bacharéis e desde 2014 também capacita mestres por meio do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Química da UFG.

Fotos: Natália Cruz

O atual coordenador do curso de Engenharia Química, Thiago Leandro de Souza, destacou a importância da profissão no atual cenário do país. “A indústria química tem um papel muito importante no desenvolvimento socioeconômico. Podemos comprovar esse fator por meio de números que mostram o direto impacto da engenharia química no desenvolvimento da indústria e no crescimento socioeconômico do país. O engenheiro químico ocupa papel central nas chamadas indústrias de transformação”, afirmou. O Programa de Pós-Graduação em Engenharia Química da UFG também foi destacado na fala do coordenador, como o único programa de Pós-Graduação da área de Engenharia Química na região centro-oeste. “Alguns dos nossos estudantes também tem seguido carreira acadêmica, optando pelo mestrado em universidades como a UFG. Em 2014 criamos o Programa de Pós-Graduação em Engenharia Química, com o curso de mestrado”. Para Thiago, o atual objetivo dos professores e discentes é ver o curso de graduação e pós-graduação em Engenharia Química da UFG como uma das melhores formações do país.

Em sua fala, o ex-diretor do Instituto de Química da UFG, Denilson Rabelo, relembrou a criação do curso de graduação em Engenharia Química. “A ideia de criar esse novo curso na UFG surgiu após o Governo Federal apresentar o Programa do Governo Federal de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais Brasileiras (REUNI)”. Segundo o ex-diretor, foram muitas lutas e discussões até a concretização do curso de graduação. O atual diretor do Instituto de Química da UFG, Wendell Karlos Tomazelli, comentou sobre o projeto de ampliar o número de vagas para o curso de engenharia química nos próximos anos. “Vimos que o mercado tem condições de receber todos os nossos formandos, por isso, estamos discutindo o projeto de dobrar o número de vagas para o curso de engenharia química”, afirmou.

eng

Edward Madureira Brasil, reitor da UFG, destacou a importância da Universidade Federal de Goiás no contexto do estado de Goiás e do país. “Nossa universidade resiste contra todos os ataques e contra os cortes de verba porque temos uma pós-graduação consolidada. Inúmeras empresas recorrem a competência dos laboratórios instalados nessa universidade. Se em 2007 tínhamos 10 cursos de doutorado, atualmente contamos com o total de 44 cursos”, afirmou. Também fizeram parte da mesa diretiva, Araceli Aparecida Seolatto, professora do curso de Engenharia Química, Jaqueline Araujo Civardi, Pró-Reitora de Graduação da UFG, Christian Gonçalves Alonso, Coordenador de Pós-Graduação em Engenharia Química da UFG e Letícia Sousa, discente do curso de Engenharia Química.

profa

Ao final do evento, o Centro Acadêmico do curso de Engenharia Química (CAEQ-UFG) promoveu um momento de homenagem para professores e discentes do curso. "A homenagem teve o intuito de gratificar todos aqueles que têm contribuído para a evolução e o aperfeiçoamento do curso de Engenharia Química da UFG nos últimos anos", destacou Gustavo Henrique Amaral, presidente do Centro Acadêmico do curso de Engenharia Química.

Categorias: Institucional