![setembro azul](https://files.cercomp.ufg.br/weby/up/243/l/WhatsApp_Image_2019-09-27_at_11.18.25.jpeg?1569605447)
Faculdade de Letras da UFG lança o IV Setembro Azul
O festival também foi palco das comemorações dos 10 anos do curso de Letras-Libras da Universidade
A Universidade Federal de Goiás (UFG), realizou na quinta-feira (26/9) a abertura do IV Festival Setembro Azul no auditório da Faculdade de Letras. O evento é voltado para a valorização da comunidade surda que tem institucionalizado o dia 26 de setembro como o dia Nacional do Surdo, juntamente ao acontecimento foi celebrado os 10 anos do curso de Letras-Libras da Universidade.
O Festival Setembro Azul da UFG, tem por objetivo promover o intercâmbio cultural entre alunos, professores e técnicos-administrativos dos cursos oferecidos pela Faculdade de Letras da UFG, Regional Goiânia, em particular dos cursos Letras: Libras e Letras: Tradução e Interpretação em Libras/Português, e membros da Comunidade Surda.
De acordo com a professora e coordenadora do evento, Layanna Lima, o Festival é muito importante para a Comunidade Surda de Goiânia que tem participado ativamente em todas as edições. “Neste ano, temos palestras, mesa-redonda, apresentações culturais de professores e alunos da UFG e de convidados de referência da Comunidade Surda de Goiânia e região metropolitana”, explicou a professora.
O “Setembro Azul” é um movimento social, mobilizado pelas Comunidades Surdas brasileiras, em defesa das escolas bilíngues para surdos, valorização da Língua Brasileira de Sinais (Libras) e da Comunidade Surda. Este movimento também ocorre em virtude do dia 26 de setembro, data da inauguração da primeira escola para surdos no Brasil em 1855, o Instituto Nacional de Educação de Surdos (INES), localizado no Rio de Janeiro e, ser comemorado o Dia Nacional da Pessoa Surda.
Fonte: Secom UFG
Categorias: Humanidades