Icone Instagram
Icone Linkedin
Icone YouTube
Universidade Federal de Goiás
setembro azul

Faculdade de Letras da UFG lança o IV Setembro Azul

Em 27/09/19 14:26. Atualizada em 27/09/19 15:57.

O festival também foi palco das comemorações dos 10 anos do curso de Letras-Libras da Universidade

A Universidade Federal de Goiás (UFG), realizou na quinta-feira (26/9)  a abertura do IV Festival Setembro Azul no auditório da Faculdade de Letras. O evento é voltado para a  valorização da comunidade surda que tem  institucionalizado o dia 26 de setembro como o dia Nacional do Surdo, juntamente ao acontecimento foi celebrado os 10 anos do curso de Letras-Libras da Universidade.

setembro azul

O Festival Setembro Azul da UFG, tem por objetivo promover o intercâmbio cultural entre alunos, professores e técnicos-administrativos dos cursos oferecidos pela Faculdade de Letras da UFG, Regional Goiânia, em particular dos cursos Letras: Libras e Letras: Tradução e Interpretação em Libras/Português, e membros da Comunidade Surda. 

De acordo com a professora e coordenadora do evento, Layanna Lima, o Festival é muito importante para a Comunidade Surda de Goiânia que tem participado ativamente em todas as edições. “Neste ano, temos palestras, mesa-redonda, apresentações culturais de professores e alunos da UFG e de convidados de referência da Comunidade Surda de Goiânia e região metropolitana”, explicou a professora.

O “Setembro Azul” é um movimento social, mobilizado pelas Comunidades Surdas brasileiras, em defesa das escolas bilíngues para surdos, valorização da Língua Brasileira de Sinais (Libras) e da Comunidade Surda. Este movimento também ocorre em virtude do dia 26 de setembro, data da inauguração da primeira escola para surdos no Brasil em 1855, o Instituto Nacional de Educação de Surdos (INES), localizado no Rio de Janeiro e, ser comemorado o Dia Nacional da Pessoa Surda. 

setembro azul

Fonte: Secom UFG

Categorias: Humanidades