mostra

Mostra leva conhecimento científico para crianças

Em 18/10/19 12:50. Atualizada em 18/10/19 15:57.

Em sua 6ª edição, a mostra apresenta pesquisas científicas de maneira criativa e acessível

Letícia Santos

Muitas são as contribuições da ciência para a sociedade. Desde medicamentos, roupas, alimentos, tudo é estudado e constantemente reformulado pela ciência. Diante da importância de propagar o conhecimento científico, o Programa de Pós-Graduação em Ciências Biológicas da Universidade Federal de Goiás, promoveu a 6ª edição da “Mostra de Divulgação Científica e Popularização da Ciência para a Educação Básica”.

Com o intuito de popularizar a ciência e o conhecimento científico acadêmico para os estudantes do ensino fundamental e médio, da rede pública de ensino, vários stands foram montados no pátio do Instituto de Química da UFG, para receber os visitantes. Diferentes pesquisas científicas foram apresentadas por estudantes de graduação e pós-graduação da UFG, de maneira criativa e acessível, para que os alunos das escolas públicas visitantes, compreendessem a relevância social das pesquisas realizadas na universidade.

mostra
Laboratório de Química Farmacêutica Medicinal durante a mostra (Fotos: Natália Cruz)

No stand do Laboratório Integrado de Fisiopatologia Cardiovascular e Neurológica, os visitantes podiam acompanhar como funcionava a eletroestimulação muscular, para entender melhor sobre a contração e o estímulo muscular. Por meio de um estetoscópio, as crianças também conseguiam acompanhar o som dos batimentos do coração. “Também trouxemos um boneco de feltro para que as crianças possam dizer onde ficam e quais os respectivos nomes dos órgãos do corpo humano”, afirmou João Batista, estudante de mestrado do curso de Biomedicina da UFG. No stand do Centro de Pesquisa em Neurociência e Fisiologia Cardiovascular da UFG, os visitantes também podiam entrar na brincadeira e adivinhar qual a quantidade de sal presente em diferentes alimentos, além de entender quais os prejuízos do excesso de sal na alimentação humana.

Durante a Mostra, 12 estudantes do ensino médio também puderam expor suas pesquisas de iniciação científica desenvolvidas durante o último ano, em diferentes laboratórios da UFG. O professor e coordenador da Mostra, Paulo Ghedini, afirmou que esse projeto é extremamente valioso para a carreira acadêmica dos estudantes selecionados. “É perceptível o quanto esses estudantes aprenderam no último ano.” O coordenador também ressaltou a importância de lutar pela popularização da ciência. “É muito valioso levarmos as pesquisas científicas para a sociedade, para que assim, as pessoas possam entender os benefícios dos nossos estudos”, afirmou.

mostra
Estudantes do ensino médio também apresentaram trabalhos de iniciação científica no evento

Para a professora e também coordenadora da Mostra, Raphaela de Castro Georg, além do papel de divulgar pesquisas científicas, a mostra tem o intuito principal de apresentar a comunidade, especialmente, aos estudantes das escolas públicas, que a universidade é acessível a todos. “É muito importante a oportunidade de mostrar aos estudantes do ensino fundamental e médio, que todas as pessoas podem ter acesso à universidade. Muitos alunos pensam que não podem entrar na universidade e que ela cobra mensalidade”. A professora também pontuou a relevância de explicar para as crianças que visitam os stands, que eles também podem ser cientistas no futuro. “Nós tentamos desmistificar a ideia de que o cientista é uma pessoa maluca e que só homens são cientistas. Temos esse papel de mostrar o que realmente é ser um cientista e o quão importante é a ciência na sociedade”.

Fizeram parte da Mostra o Laboratório de Bioquímica de Microrganismos, Laboratório Integrado de Fisiopatologia Cardiovascular e Neurológica, Laboratório de Farmacologia de Produtos Naturais e Sintéticos, Laboratório de Química de Polímeros, Laboratório de Farmacologia Bioquímica e Molecular, Laboratório de Genética Molecular e Citogenética, Laboratório de Microscopia Aplica à Reprodução, Laboratório de Controle Central da Pressão Arterial e Equilíbrio Eletrolítico, Laboratório de Radiobiologia e Mutagênese e Laboratório de Química Farmacêutica Medicinal.

Categorias: Conpeex 2019 Ciências Naturais