Ciberpajé

Professor lança livro "Conversas com o Ciberpajé"

Em 13/11/19 15:40. Atualizada em 13/11/19 15:56.

Livro reúne entrevistas inéditas sobre processos criativos transmídia

Foi lançado recentemente em formato ebook o livro "Conversas com o Ciberpajé: vida, arte, magia e transcendência”. O livro reúne 7 anos de entrevistas inéditas com o Ciberpajé (a.k.a. Edgar Franco) tratando de seus processos criativos artísticos transmídia no contexto da "Aurora Pós-humana" e de seu ideário. A obra acadêmica é o resultado da conexão entre grupos/projetos de pesquisa de três universidades federais, sendo eles: Grupo de Pesquisa Criação e Ciberarte (Cria_Ciber), da Faculdade de Artes Visuais da Universidade Federal de Goiás (UFG), coordenado pelo professor Edgar Franco; Projeto CiArtE - Ciência, Arte e Ensino da Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB), coordenado pela professora Danielle Barros; e Editora Marca de Fantasia - ligada ao NAMID - Núcleo de Artes e Mídias Digitais do Programa de Pós-graduação em Comunicação da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), coordenada pelo professor Henrique Magalhães.

O livro editado pela Marca de Fantasia - que já publicou outros 3 livros de acadêmicos analisando a arte do Ciberpajé - compila sagazmente entrevistas inéditas realizadas com o artista transmídia pela pesquisadora de sua obra, Danielle Barros, a IV Sacerdotisa da Aurora Pós-humana. A obra, com capa exclusiva criada pelo artista Erik Thurm, é ricamente ilustrada e foi publicada no formato e-book para livre acesso. BAIXE-O AQUI:

Segundo Henrique Magalhães (UFPB), editor da obra, "No Brasil não temos muito o hábito de registrar em livro os diálogos acadêmicos sobre qualquer domínio, sobretudo quando se trata do universo dos quadrinhos. A obra “Conversas com o Ciberpajé: vida, arte, magia e transcendência”, escrita a quatro mãos por Edgar Franco e Danielle Barros, vem preencher uma lacuna e apresentar em miúdo um dos trabalhos mais significativos desse surpreendente artista nacional." Para Henrique, não se trata apenas de uma livro biográfico sobre a personalidade criativa de Edgar Franco, mas uma profusão de registros fotográficos que iluminam sua trajetória.

Além da produção acadêmica, Edgar Franco é professor da Faculdade de Artes Visuais da Universidade Federal de Goiás. Ele atua na criação de quadrinhos poético-filosóficos, HQtrônicas e HQforismos, performances com músicas eletrônicas e experimentais de sua autoria e projeções de realidade aumentada, fanzines, revistas e álbuns, ensaios
fotográficos, vídeos e organização de eventos. Tudo isso em torno da “Aurora pós-humana”, que é o campo conceitual cibernético que move sua obra.

Ciberpajé

Categorias: Arte e Cultura