Crianças e insetos

Projeto de extensão visa mudar a relação humana com os insetos

Em 20/11/19 15:53. Atualizada em 20/11/19 16:26.

Público-alvo são crianças do ensino infantil e fundamental

Gilson Borges

Crianças e insetos
Fotos: Gilson Borges

Para demonstrar a importância dos insetos para o homem e para o equilíbrio natural dos ecossistemas a Escola de Agronomia da Universidade Federal de Goiás criou o projeto de extensão “Meu amigo inseto: um novo olhar para a relação dos insetos com o homem”. Coordenado pela professora Jaqueline Magalhães Pereira, o projeto realiza atividades com crianças de ensino infantil e fundamental de escolas públicas e privadas, por meio de visitas de turmas de alunos ao Laboratório Didático de Entomologia da Escola de Agronomia da UFG. No laboratório, as crianças assistem apresentações orais e vídeos, bem como observam o comportamento de insetos vivos (colônias de formigas, colônias de cupins, baratas, bicho-pau, bicho-da-seda, abelhas e lagartas, dentre outros) e a diversidade dos insetos da coleção entomológica do laboratório. Esta atividade possibilita que as crianças vivenciem na prática a importância deste grupo animal e tenham um olhar diferente sobre os insetos, como animais indispensáveis ao equilíbrio natural dos ecossistemas, afirma a professora Jaqueline.

Os insetos constituem cerca de 80% das espécies animais do planeta. Atualmente, são conhecidas cerca de um milhão de espécies. Constituem o grupo animal com maior diversidade na Terra e podem ser encontrados em praticamente todos os ambientes, desde regiões quentes até locais com temperaturas abaixo de zero. Este grupo desempenha um importantíssimo papel na natureza, pois atua na polinização, ciclagem de nutrientes, herbivoria, predação e parasitismo, decomposição e degradação de plantas e animais mortos. Algumas espécies têm importância econômica devido à produção de mel, cera, seda e corantes. Além disso, servem de alimento para vários animais, incluindo o homem.

Algumas espécies também são úteis para a medicina e para pesquisas científicas. Por fim, podem ser utilizados como indicadores biológicos, devido ao fato de responderem rapidamente às mudanças ambientais. Apesar dos inúmeros benefícios proporcionados pelos insetos, eles são quase sempre lembrados como nocivos, e frequentemente chamados de pragas. A percepção da sociedade em relação aos insetos é associada a sentimentos de medo, nojo e desprezo. Logo, crianças que tenham uma percepção correta sobre os insetos serão adultos que respeitarão e valorizarão este grupo animal.

Para agendamento de visitas e informações:

E-mail: meuamigoinseto@gmail.com

Telefone: (62) 3521-1686 ou 3521-1677

Local: Laboratório de Entomologia, Escola de Agronomia, Universidade Federal de Goiás, Câmpus Samambaia, Avenida Esperança s/n., Campus Samambaia, CEP: 74.690-900, Goiânia, GO.

Instagram: @meuamigoinseto

Categorias: Ciências Naturais