ICB celebra os 40 anos do seu primeiro programa de pós-graduação

Em 03/12/19 15:12. Atualizada em 03/12/19 16:30.

Programa de Pós-Graduação em Ciências Biológicas já formou mais de 500 mestres e doutores

Beatriz Oliveira

O Programa de Pós-Graduação em Ciências Biológicas (PPGCB) comemorou os seus 40 anos com uma cerimônia no dia 29 de novembro. Criado com o nome de Mestrado em Biologia, ele foi a primeira modalidade de pós-graduação do Instituto de Ciências Biológicas (ICB) da UFG, e teve como primeiro coordenador o professor Alberto José Centeno, que estava presente na comemoração. Criado em dezembro de 1979, o PPGCB possui hoje quatro linhas de pesquisa, já formou 503 mestres e 80 doutores e tem conceito nota 5 na Capes. Durante o evento foi lançado um vídeo que relata a história do PPGCB. Divina das Dores de Paula Cardoso, egressa da 1ª turma do mestrado e ex-Pró-Reitora de Pós-Graduação da UFG, também compareceu.

ppgcb
Alberto José Centeno, um dos fundadores do Mestrado em Biologia, pioneiro no ICB. (Fotos: Natália Cruz)

O evento teve início com uma apresentação musical da professora Elisângela de Paula Silveira Lacerda, no violino, e o seu orientando, Adriano Roberto Vieira de Sousa, no violão. O atual coordenador do programa, Professor Carlos Henrique de Castro, apresentou um breve histórico do programa e destacou o seu comprometimento e atuação no tripé ensino, pesquisa e extensão. Celso Camilo, Secretário Municipal de Desenvolvimento Econômico, Trabalho, Ciência e Tecnologia e professor da UFG, agradeceu todos os professores do PPGCB que participam e apoiam ações junto com a prefeitura para a popularização da ciência e do conhecimento na educação pública básica. “Eu que sou professor pesquisador e direcionei minha vida inteira para ter nota Capes, hoje consigo perceber que tudo isso é importante, mas sem aplicação direta no local, regional e global, perde o sentido”, afirmou.

ppgcb
A professora do PPGCB, Elizângela Lacerda, tocou três músicas, acompanhada de seu orientando Adriano Roberto

Rones de Deus Paranhos, vice-diretor do ICB, afirmou que a atual gestão tem privilegiado o resgate da memória da unidade. “Este programa foi o abre alas da consolidação do ICB no campo da pesquisa e tem contribuído com estudos significativos no cenário municipal, estadual, nacional e internacional”, declarou. Ele também reiterou a importância de reforçar o compromisso com a instituição pública, que é mantida pela sociedade brasileira, a partir do pagamento de impostos.

A Pró-Reitora de Extensão e Cultura, Lucilene Maria de Sousa, agradeceu os professores do PPGCB por apoiarem o compromisso social da instituição: “Este programa tem no seu DNA o compromisso de colocar a sua formação no campo do ensino para a sociedade”, disse. Laerte Guimarães Ferreira Jr., Pró-Reitor de Pós-Graduação, enfatizou que a inserção social e a produção e o compartilhamento do conhecimento são fundamentais para as pós-graduações hoje. “Temos muito para celebrar. Estamos passando por tempos difíceis, mas eles vão nos ajudar a ser mais criativos. E aos alunos: valorizem a oportunidade de fazerem parte deste programa. Tenham a certeza de que fazem parte de uma grande instituição, e levem com vocês o orgulho de serem UFG”, finalizou.

ppgcb
Mesa diretiva da comemoração dos 40 anos do PPGCB.

Fonte: Secom/UFG

Categorias: Institucional