AGU

Trabalho do Lapig/UFG é apresentado em evento internacional

Em 11/12/19 14:18.

Laboratório é referência no mapeamento e monitoramento dos biomas brasileiros

O trabalho desenvolvido pelo Laboratório de Processamento de Imagens e Geoprocessamento da Universidade Federal de Goiás (Lapig/UFG) no mapeamento da dinâmica da cobertura e uso da terra no Brasil foi apresentado no encontro anual da American Geophysical Union (AGU). A apresentação ocorreu nesta terça-feira (10/12), no teatro da Google, em São Francisco (EUA). É o centenário do mais importante evento internacional sobre a ciência do sistema terrestre.

"O que acontece de importante em ciências da terra é primeiro apresentado neste evento, que ocorre todos os anos em dezembro. A nossa estada por aqui também é importante por estarmos participando de uma série de reuniões de trabalho", afirma o pró-reitor de Pós-Graduação Laerte Guimarães, que está nos Estados Unidos acompanhado de dois estudantes de doutorado.

A participação do Lapig no evento mostra como a UFG se tornou referência internacional na área de mapeamento. O laboratório se destaca na criação e organização de dados geográficos voltados ao monitoramento dos biomas brasileiros e suas paisagens, naturais ou ocupadas. O trabalho desenvolvido no Lapig foi destaque recentemente em matéria especial do Jornal UFG.

Nesta quarta-feira (11/12), os representantes da UFG visitarão a Planet, uma fábrica de pequenos satélites, conhecidos como cubesats, que estão mudando a maneira como se observa a Terra. Já na quinta-feira (12/12) a equipe estará na Gordon Moore Foundation, em Palo Alto – importante financiadora de projetos da UFG nos últimos quatro anos. Nos dois locais serão apresentados os resultados do trabalho do Lapig.

AGU

Pró-reitor Laerte Guimarães no encontro da American Geophysical Union (Foto: acervo pessoal)

Fonte: Secom/UFG

Categorias: Ciências Naturais