Semana de Planejamento Pedagógico mostra inovações na universidade

Em 11/02/20 15:40. Atualizada em 11/02/20 15:45.

Mesa-redonda sobre política institucional de ensino promoveu debate sobre necessidades de estudantes e docentes

Maria Luiza Valeriano

A III Semana de Planejamento Pedagógico da Universidade Federal de Goiás iniciou nesta segunda-feira (10), com uma apresentação dos pontos principais do planejamento e um debate. A mesa-redonda ocorreu na Biblioteca Central e contou com a presença da Pró-reitora de Graduação (Prograd), Jaqueline Araújo Civardi, a professora aposentada da UFG e UEG, Mirza Seabra Toschi, o professor da UFG, Luiz Fernandes Dourado e a Pró-reitora em exercício de Extensão e Cultura (Proec), Flávia Maria Cruvinel.

Objetivos

Os objetivos da gestão atual (2018-2021) serão reforçados, de acordo com a Jaqueline Araújo. Dentre eles, destaca-se o aprimoramento do ensino na educação básica e graduação e o apoio ao trabalho docente e formação continuada. Uma sugestão apresentada é a criação de uma rede de colaboração entre docentes para apresentar, divulgar e socializar os projetos.

Semana de Planejamento 2020
A professora Mirza Seabra Toschi defende que o ensino é a maior extensão, visto que impacta toda a sociedade (Fotos: Natália Cruz)

O debate também focou em como reduzir a evasão e retenção dos estudantes, assim como a curricularização da extensão. A professora Mirza Seabra Toschi reforçou que é necessário dar apoio aos estudantes por meio de tutoria. A proposta é que haja orientação sobre o funcionamento da universidade, seu alcance, instalações, extensões e eventos, além de orientar sobre o curso escolhido. Outro ponto apresentado é a articulação que será feita com as novas Universidades Federais de Jataí e Catalão.

Semana de Planejamento 2020
A pró-reitora Jaqueline Araújo Civardi conta com a participação de todas as unidades acadêmicas

Inovar

O tema central da discussão é a inovação. Segundo a professora Mirza Seabra Toschi, “A Universidade é onde se produz conhecimento e é onde a inovação é possível”. Os participantes da mesa-redonda defenderam que é possível mudar a UFG para acompanhar as mudanças na sociedade. “A Universidade mudou e se democratizou. Não é o mesmo público de 30 anos atrás que está se formando. É necessário repensar, inovar e problematizar nossas práticas e políticas”, apontou o professor Luiz Fernandes Dourado.

Semana de Planejamento 2020
“Muito do que fazemos no ensino pode certamente ser extensão e deve ser pesquisa”, explica o professor Luiz Fernandes Dourado

Frente às mudanças recentes da política educacional, destacou-se a intenção de fortalecer o tripé da Universidade: ensino, pesquisa e extensão. O planejamento propõe unir os três pontos e os docentes presentes manifestaram interesse na nova metodologia. A Reitoria estará desenvolvendo o plano em conjunto com as unidades acadêmicas durante um mês.

Categorias: Institucional PROGRAD planejamento