Icone Instagram
Icone Linkedin
Icone YouTube
Universidade Federal de Goiás
respiradores

UFG prepara protótipo de ventilador mecânico para enfrentar à Covid-19

Em 17/04/20 14:49. Atualizada em 17/04/20 14:58.

Projeto da EMC propõe a criação de um equipamento que possa ser produzido em larga escala

Caroline Pires


Produzir ventiladores mecânicos seguros, baratos e de forma rápida. Esta é uma das metas do projeto Pneuma da Escola de Engenharia Elétrica, Mecânica e de Computação da Universidade Federal de Goiás (EMC-UFG). Em um trabalho que envolve as áreas de engenharia e medicina, pesquisadores estão construindo um protótipo de ventilador mecânico que poderá ser utilizado para pacientes intubados por conta do agravamento da infecção pela Covid-19. 

respiradores
Ideia é construir o protótipo a partir de peças comerciais de fácil acesso

 

O professor Sigeo Kitatani Júnior/EMC explica que devido a falta de peças e tempo hábil para a produção rápida dos ventiladores comerciais atuais, uma das frentes do Projeto Pneuma é de, inicialmente, construir um protótipo do equipamento utilizando peças comerciais de fácil acesso. Toda a elaboração do projeto é feita visando a criação de uma linha de produção de ventiladores mecânicos, prezando para que parâmetros técnicos de segurança do paciente sejam plenamente garantidos. "Nosso maior desafio é a regulagem da quantidade do ar que será insuflado no paciente e a pressão com que o equipamento fará isso. Com a utilização de componentes industriais já conhecidos temos maior precisão nesse processo", explicou o professor. Ele reforça ainda que todo o processo tem sido acompanhado por uma equipe médica especializada e capacitada para avaliar o correto funcionamento do ventilador que ainda está em fase de elaboração. 

respiradores
Equipe realizou testes com vários componentes até chegar a uma definição de peças que fossem adequadas, seguras e acessíveis para utilização no equipamento

 

Apesar do empenho de pesquisadores e estudantes voluntários, o projeto Pneuma tem esbarrado em dificuldades logísticas para que os ventiladores tenham condições de ser produzidos em uma escala maior. Sigeo Kitatani explica que se é constatada a falta ou indisponibilidade de determinada peça o projeto precisa ser modificado e reelaborado. "Temos uma equipe para fazer contato com diferentes fornecedores e que verifica a todo o tempo questões como preço, prazo de entrega e quantitativos de peças que poderão ser entregues", relatou. Ele agradeceu a parceria de empresas que têm doado componentes e lembra que algumas das peças necessárias para a criação do protótipo estão sendo comprados com recursos próprios da UFG. 

Projeto Pneuma

O projeto denominado Pneuma é coordenado pela Escola de Engenharia Elétrica, Mecânica e de Computação da Universidade Federal de Goiás. É desenvolvido pela iniciativa de diversos servidores da Universidade Federal de Goiás - UFG, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás -IFG, bem como de agentes de outras iniciativas públicas e iniciativas privadas. Dentre os voluntários, conta com profissionais como médicos, engenheiros mecânicos, engenheiros eletricistas, técnicos em mecânica, entre outros. Esta é mais uma das iniciativas da Universidade Federal de Goiás para o enfrentamento da crise COVID-19.   

circuito pc
Trabalho de elaboração do protótipo contou com o trabalho de professores e estudantes da EMC

 

Fonte: Secom UFG

Categorias: Tecnologia