Icone Instagram
Icone Linkedin
Icone YouTube
Universidade Federal de Goiás
v

Conheça os anfíbios do Câmpus Samambaia

Em 23/07/20 10:44. Atualizada em 23/07/20 11:30.

Publicação online apresenta inúmeras fotos e defende a conservação da biodiversidade

Augusto Araújo

 

A Universidade Federal de Goiás (UFG), em um de seus esforços para a valorização do bioma do Cerrado, publicou o livro que “Anfíbios do Câmpus Samambaia da Universidade Federal de Goiás”. Ele identifica diferentes espécies de pererecas, rãs e sapos presentes nas imediações do câmpus, trazendo um inventário com informações a respeito de alimentação, descrições físicas e até se correm risco de extinção. A publicação apresenta belíssimas imagens dos animais. 

A professora Kátia Kopp, da Escola de Engenharia Civil e Ambiental, foi uma das idealizadoras do projeto. Ela explica que a ideia de levantar as espécies anfíbias do câmpus surgiu com a constatação da uma grande diversidade de anfíbios anuros (sapos, rãs e pererecas) na Lagoa Samambaia. “Conversei com alguns colegas e achamos que seria interessante realizar um projeto para fazer o levantamento das espécies existentes no câmpus como um todo”, complementou. Um dos objetivos do livro é apresentar ao grande público o conhecimento produzido a respeito da biodiversidade do câmpus. “Acreditamos que seja importante que as pessoas saibam que, mesmo em uma área urbana, é possível encontrarmos uma rica diversidade de espécies”, afirmou. 

O livro aponta que o Cerrado é um bioma rico em biodiversidade, mas que sofre com os impactos ambientais da ação humana, causando a perda dessa riqueza ambiental, incluindo extinção de espécies. "Conhecer as espécies que habitam o Cerrado é importante para o estabelecimento de estratégias de conservação desse bioma e das suas espécies associadas", defendeu

Além de Kátia Koop outros professores e alunos participaram do processo de pesquisa e elaboração do projeto, além da identificação das espécies anfíbias. Entre os professores, estão Natan Medeiros Maciel (ICB/UFG) e a professora Lorena Dall’Ara Guimarães (FL/UFG). Entre os alunos estão Maurivan Vaz Ribeiro mestre em Biodiversidade Animal pela UFG, André Teles e Ricardo Freire de Brito, ambos graduandos em Ciências Biológicas pela UFG.

 anfíbios02.jpg

Espécie de Pithecopus hypochodrialis

 

anfibios03.jpg

Espécie de Boana raniceps

v

Espécie de Trachycephalus typhonius

Fonte: Secom/UFG

Categorias: Notícias Meio ambiente