Icone Instagram
Icone Linkedin
Icone YouTube
Universidade Federal de Goiás
modelagem covid

Dados da UFG projetam controle da epidemia em Rio Verde (GO) até setembro

Em 10/08/20 12:04. Atualizada em 10/08/20 18:18.

Medidas de controle implementadas foram efetivas para reduzir transmissão da doença, conclui estudo

Carolina Melo

Nota técnica divulgada, no último sábado (8/8), pelo Grupo de Modelagem da expansão espaço-temporal da COVID-19 em Goiás, da UFG, projetou o controle da epidemia no município de Rio Verde (GO) até o próximo mês. Os dados sugerem que, apesar de ter enfrentado um surto da doença em junho, a epidemia na cidade agora está sob controle e entrando em fase de estabilização. De acordo com o estudo, as medidas implementadas de mitigação da pandemia na região foram efetivas “para reduzir a transmissibilidade da doença de forma rápida e sustentada”.

Apesar de Rio Verde ter identificado alguns casos logo no início da pandemia em Goiás, a transmissão da doença na região foi lenta, atingindo um total de 50 pessoas notificadas no início de maio. No entanto, no início de junho, a cidade enfrentou o “surto de casos de COVID-19 de grande dimensão em indústrias do setor agropecuário”. Isso, após a flexibilização das atividades comerciais e diminuição do índice de isolamento a partir de 18 de maio. Diante do cenário, o município agiu rápido e implementou um pacote de medidas de saúde pública. Dentre elas, “diagnóstico e isolamento de casos, rastreamento de contatos de casos e quarentena dos mesmos por 14 dias independente do teste de diagnóstico, implementação de 14 dias de quarentena rigorosa com fechamento de todas as atividades econômicas”, e posterior “estratégia  inovadora” de flexibilização/quarentena intermitente a cada 14 dias, que ainda está em vigor.

De acordo com a Nota Técnica 8, as medidas conseguiram, de fato, reduzir a transmissão da doença e os dados, agora, projetam o controle da pandemia. As estimativas foram realizadas para até o mês de setembro. Considerando-se que a trajetória de estabilização se confirme, o estudo projetou em torno de 140 óbitos até o final de julho, 155 até meados de agosto e 160 até final de agosto.

Para evitar novos surtos, o estudo ressalta a importância da permanência das medidas de controle. “Independente da estabilização, sugere-se a continuidade das políticas de distanciamento e estratégias de combate à pandemia a fim de evitar novos surtos e uma segunda onda de infecções, especialmente considerando que a pandemia ainda está em fase de expansão e crescimento no Estado de Goiás como um todo”, afirma o documento.

Acesse aqui a íntegra da nota técnica divulgada dia 8 de agosto.

Fonte: Secom UFG

Categorias: covid-19 Ciências Naturais ICB IPTSP