lixo

Startup da UFG desenvolve projeto com cooperativas de recicláveis

Em 03/09/20 16:43. Atualizada em 03/09/20 16:43.

Ferramentas monitoram coleta, transporte e todas as outras etapas para a destinação correta dos resíduos

A startup Acqua Ambiental, incubada no CEI - Centro de Empreendedorismo e Incubação da Universidade Federal de Goiás, está desenvolvendo um projeto com 6 cooperativas de recicláveis de Goiânia.

O objetivo é reunir em uma plataforma(Selletiva)dados sobre coleta, transporte, transbordo e separação de materiais."É possível reduzir custos operacionais e potencializar receitas, basicamente aposentando os controles por planilhas eletrônicas", explica o CEO da Acqua Ambiental, Frederico Fragonar Cardoso.

Pela plataforma Selletiva, as cooperativas têm acesso a informações detalhadas sobre a origem e a quantidade de resíduos, trajeto e destino, inclusive com fotos."Há casos, em que o gerador de resíduos contrata uma pessoa física ou empresa para fazer a destinação correta dos materiais, mas o contratado descarta em córregos, lotes baldios e até mesmo em áreas rurais", alerta Fragonar.

Cooperativas

A Uniforte, entidade que reúne as cooperativas atendidas pela startup, afirma que os maiores benefícios da plataforma são a transparência e o controle de dados sobre os maiores geradores dos resíduos, que nesse contexto de crise, fazem muita diferença.

O lucro do setor despencou, a partir da pandemia. Materiais, como garrafas pet, embalagens tetra pak e embalagens de produtos para higiene aumentaram, no período, de acordo com a Uniforte, pois as pessoas ficaram mais tempo em casa.

Por outro lado, o lixo produzido pelas empresas, como por exemplo o papel, diminuiu drasticamente. "De mil reais, alguns trabalhadores tiveram a renda reduzida para até trezentos reais ao mês; a plataforma é uma ferramenta importante para a recuperação dos nossos cooperados", afirma a presidente da Uniforte, Dulce Helena do Vale.

Incubação de empresas

O processo de incubação envolve diversas vantagens, como espaço físico para a empresa, caso ela opte por essa modalidade. É o caso da Acqua Ambiental, que tem sua sede na Unidade I do CEI UFG, no Setor Universitário. Outras vantagens são as consultorias, avaliações sobre a evolução da empresa, cursos e divulgação por mídias digitais e tradicionais.

Para conhecer melhor a Acqua e a plataforma Selletiva, acesse o site: acqua.eco.br e pelo instagram: @aquaambientalsi

Categorias: Incubadora Ciências Naturais CEI UFG