Saúde Mental

É preciso desmistificar as angústias que o ambiente acadêmico revela

Em 23/09/20 09:43. Atualizada em 23/09/20 13:14.

Palestra de abertura da Terceira Semana de Saúde Mental da FM recebeu o professor e médico psiquiatra, Marcelo Trindade

Pedro Peralta

Palestra saúde mental

“Se está fazendo mal, pare. Se está adoecendo, recue. Se precisa repousar, repouse. Não há pressa”. A fala do professor e médico psiquiatra, Marcelo Trindade, foi proferida durante a palestra de abertura da Terceira Semana de Saúde Mental da Faculdade de Medicina (FM) nesta segunda-feira (21/9). Durante o encontro, o professor destacou a importância de desmistificar as angústias que o meio acadêmico revela, frente aos desafios universitários.

A partir de suas experiências, o professor e médico abordou o tema “Meio universitário: da angústia ao sucesso”. Para Marcelo Trindade, o primeiro passo em direção à preservação da saúde mental é o reconhecimento das inquietações. “As nomeações dos problemas, como: as escolhas; os prazos e as cobranças são fundamentais para saber a melhor forma de tratamento que busque a melhora”, afirma.

No decorrer da palestra on-line, o professor fez referência ao papel da Universidade em favor da saúde mental. De acordo com Marcelo, o ciclo acadêmico transforma as angústias em potências de agir, por meio da criação de espaços de convivência e de escuta, como o projeto da UFG Saudavelmente, e pela sua função de formar não somente profissionais, mas sim sujeitos humanizados.

Evento

Na sua terceira edição, a Semana de Saúde Mental acontece até quinta-feira (24/9). Com transmissão pelo YouTube, o evento digital contará com a presença de professores e médicos especializados em Saúde Mental, que ministrarão palestras e oficinas. Neste ano, a partir de conversas e oficinas, o evento tem como temática “De mãos dadas na luta contra o sofrimento psíquico e o suicídio”.

Fonte: Secom-UFG

Categorias: saúde mental Saúde FM