juana

Tecnologia educacional é discutida no Simpósio de Licenciaturas

Em 30/09/20 18:02. Atualizada em 30/09/20 18:02.

A segunda edição do evento ocorre de forma digital e debate a educação mediada por tecnologias

Pedro Peralta

Com o intuito de discutir as questões relacionadas à educação e tecnologia, a Universidade Federal de Goiás (UFG), realizou nesta segunda-feira (28/9) a palestra on-line de abertura do Encontro de Licenciaturas e Educação Básica (ELEB). Na segunda edição do evento, desta vez virtual, a palestra de abertura foi realizada pela Cátedra emérita de Tecnologias Educativas da Universidade de Barcelona, Juana María Sancho-Gil. “Tecnologia digital e educação. Além do solucionismo tecnológico” foi o tema abordado durante a abertura do evento. A professora buscou refletir as consequências que o mundo digital gerou na educação, principalmente nesse novo normal imposto pela pandemia.  Durante a exposição, a palestrante mostrou como a tecnologia se fundiu a educação em diferentes formas e contextos durante a história humana. Para a educadora, é fundamental ter um olhar crítico para pensar como aplicar o mundo digital à educação.

juana

Educação X Tecnologia

“Para cada problema complexo,  existe  uma resposta clara, simples  e errada” H. L. Mencken (1888-1956), a professora Juana María usou a citação para ilustrar o maior problema da tecnologia educativa. “A tecnologia digital mostra as respostas, mas não aborda os problemas e as questões complexas”, afirma.

Antes de aplicar a tecnologia na educação é preciso entender as suas funcionalidades. “A filosofia da tecnologia influencia todos os conceitos sociais,  ela não é um destino é um parlamento das coisas, um campo de disputa de narrativas e de alternativas, tecnologia também não é só o mundo digital”, explica a professora.

Para Juana María, o mundo digital ampliou ainda mais as possibilidades de aprendizados. “São diferentes suportes, como computadores e softwares que são desenvolvidos para ajudar alunos e professores. No entanto, a tecnologia ainda revela inúmeros desafios e incertezas educacionais, que devem ser pesquisadas e resolvidas”, reflete a pesquisadora.

Sobre o ELEB

A segunda edição do Encontro de Licenciaturas e Educação Básica (ELEB), acontece até o dia 02 de outubro. Neste ano, com um formato totalmente digital, o evento acadêmico e científico tem como tema central “Educação mediada por tecnologias: desafios e proposições da educação básica ao ensino superior”.

O objetivo do projeto é que, por meio de conferências digitais, mesas-redondas e apresentação de trabalhos, sejam discutidos os grandes desafios impostos e vivenciados por todos os profissionais da educação diante dos cenários da pandemia da Covid-19.

A palestra está disponível no link do Youtube da UFG oficial

Categorias: Institucional PROGRAD