Startup da UFG apresenta novidades em massas doces e salgadas livres de glúten
Em 09/11/20 11:46.
Atualizada em 09/11/20 12:02.
Preparações surgiram durante a pandemia, período em que foi preciso inovar
Ednamar Dias dos Santos (CEI/UFG)
O sonho era deslanchar na cozinha. Em 2019, após se atualizar em um curso de empreendedorismo, a administradora de empresas, Elza Mendonça se juntou aos filhos Lorena e Pedro para dar forma e sabor a um projeto. Criaram o Breadys, uma startup voltada para a alimentação.
A massa crocante é de polvillho, livre de glúten, e preparada de uma forma bem diferenciada de outros pratos do gênero, encontrados no mercado. Muito mais leve e delicada.
Recheada com croutons de queijo parmesão ou provolone; nordestina com queijo coalho e bacon. E, para quem não abre mão de se nutrir, ainda com mais saúde, Breadys recheado com ricota e espinafre. É preciso muito tempo para experimentar todo o cardápio, são mais de 25 itens.
Desafios e novidades
Com o apoio do programa de pré-incubação do CEI - Centro de Empreendedorismo e Incubação da UFG, que oferece treinamentos , mentorias e cursos, o empreendimento cresceu, conquistou clientes, mas precisou se reinventar durante a pandemia.
"Pouco antes do decreto de distanciamento, nós já havíamos nos mudado para uma sede maior, e como os clientes diminuíram, não enchiam a casa, desaceleramos; esse período foi importante para as ideias fluírem", revela Elza Mendonça, responsável pela criação e preparação dos alimentos.
Assim, o Breadys passou a oferecer também a massa fechada em formato de sanduíche, com recheios doces, como brigadeiro belga, e recheios salgados, como mortadela bologna, alho, rúcula e outras opções."Outra novidade, criada durante o distanciamento, foi a empada, com recheios que vão desde ricota, bacon, shiitake e muitas outras delícias", comemora Elza.
Também durante a pandemia, o Breadys decidiu trilhar novos caminhos. " Em busca de parceiros comerciais, que vão desde os mercados, empórios e pessoas que querem empreender dentro de casa, passamos a comercializar nossos produtos através de uma rede de parceiros", explica Pedro Antônio, engenheiro de produção e diretor comercial da startup.
"Enxergamos um novo nicho; entendemos que nossa força é maior quando nos juntamos a estes milhares de empreendedores que estão, a cada dia, se reinventando nesse cenário de constantes mudanças.Acreditamos no Breadys, e entendemos que é um produto que precisa estar ao alcance de todos, sejam celíacos, pessoas que querem uma dieta livre de glúten e mais leve. E uma boa rede de parceiros é a melhor forma de alcançar este mercado", conclui Pedro Antônio.
Projetos
O Breadys hoje conta com uma página no instagram com mais de 4.000 seguidores (@breadysbrasil) ,e vem atraindo cada vez mais pessoas, com postagens divertidas e informativas sobre a história do queijo e os benefícios dos ingredientes da sua massa para a saúde.
"Para 2021, com a ajuda da rede de contatos que vem sendo disponibilizada pelo programa de pré-incubação do CEI UFG, o Breadys pretende aumentar a sua capacidade produtiva, e criar a linha de produtos sem lactose, para atender a mais uma fatia do mercado que, por vezes tem poucas opções de alimentação, projeta Lorena Mendonça, diretora jurídica da startup.
Fonte: Secom-UFG
Categorias: Empreendedorismo Institucional CEI UFG