Icone Instagram
Icone Linkedin
Icone YouTube
Universidade Federal de Goiás
Biblioteca em 1963

A história das escolas pioneiras da UFG

Em 27/11/20 13:20. Atualizada em 27/11/20 13:23.

A universidade surgiu em 1960 a partir da união de cinco instituições goianas de ensino superior

 

Luciana Santal

Em dezembro de 2020, comemora-se 60 anos da assinatura da Lei nº 3.834-C, que criou a Universidade Federal de Goiás (UFG). Antes dessa data, já havia em Goiás cinco instituições autônomas que, após a lei, uniram-se para formar a universidade. Cada uma, com sua história, acrescentou força e experiência à nova instituição da qual passaram a fazer parte.

Direito (1898) – As raízes da Faculdade de Direito remontam ao século XIX, quando foi criada a Academia de Direito de Goyaz, por meio da Lei nº 186 de 13 de agosto de 1898. O governo estadual fechou a instituição “provisoriamente” em 1909. Outra instituição foi criada, já em junho de 1915, com o nome de Faculdade Livre de Ciências Jurídicas e Sociais, mas disputas entre diretoria e docentes também levaram à escola a um curto período de funcionamento: até 1920. Em junho do mesmo ano, a agora denominada Faculdade de Direito do Estado de Goiás foi reaberta e lutava para se equiparar às outras escolas de Direito do país, o que aconteceu por meio do Decreto nº 809, de 11 de maio de 1936. Assim, os cursos realizados na instituição passaram a ser reconhecidos em todo o território nacional. A federalização da faculdade se deu em 1º de janeiro de 1959 e, no ano seguinte, uniu sua trajetória à da novata UFG. Em 1969, a sede foi transferida da Rua 20, no Centro de Goiânia, para o Setor Universitário, onde permanece até hoje.

Farmácia e Odontologia formandos 1950

Farmácia e Odontologia (1945) – O personagem sempre lembrado na criação da Faculdade de Farmácia e Odontologia é Rômulo Rocha, que trabalhava na Secretaria da Sáude e Educação com a função de conceder licenças àqueles que queriam exercer a profissão farmacêutica ou odontológica, mas não tinham formação para tal, os chamados “práticos”. Em conversa com o laboratorista e amigo Nicodemos, percebeu que a criação da faculdade era uma saída para as licenças que, mesmo contrariado, concedia. Sediada na Avenida Tocantins, na Santa Casa de Misericórdia, a Faculdade de Farmácia e Odontologia tem o seu início datado de 12 de outubro de 1945. De acordo com a tradição da época, essas duas escolas deviam funcionar juntas na mesma instituição. A sede própria no Setor Universitário só teve sua pedra fundamental lançada em 1953. Uma curiosidade sobre o primeiro vestibular: cada curso oferecia 30 vagas; Farmácia teve 22 inscritos e Odontologia, 23. Em 1960, foi incorporada à UFG; sete anos depois, ocorreu o desdobramento em duas faculdades: de Farmácia e de Odontologia.

Engenharia – A partir do entusiasmo e dedicação de um grupo de alunos, que cuidaram de todos processos e relatórios exigidos, o Ministério da Educação autorizou o funcionamento da Escola de Engenharia do Brasil Central em 6 de janeiro de 1954. Os professores lecionavam gratuitamente e, com a ida do então diretor da instituição, Oton Nascimento, para a Celg, houve uma renúncia coletiva de docentes. Tudo parou durante quase um semestre. Para “salvar” a escola, os alunos mais veteranos começaram a dar aulas para as turmas iniciais. É o que contou o aluno-professor da Escola de Engenharia, Orlando de Castro. Essa iniciativa manteve as atividades em funcionamento e fez com que a instituição tivesse condições de ser uma das formadoras da UFG em 1960.

Maria Lucy

Música – Quatro musicistas foram convocadas, em 1955, pelo diretor da Escola Goiana de Belas Artes, para criarem o Conservatório Goiano de Música. Belkiss Spenziere, Maria Lucy Teixeira, Maria Luiza da Cruz e Dalva Bragança acataram o pedido e a instituição passou a funcionar, um ano depois, nas instalações da Faculdade de Direito. Com um início marcado pelas dificuldades financeiras, o Conservatório passou os primeiros quatro anos de existência em espaços cedidos e custeado apenas pelo dinheiro das mensalidades. A sorte mudou quando foi integrado à UFG em 1960, mas alcançar essa conquista movimentou as quatro mulheres rumo à Brasília em busca do apoio do então presidente Juscelino Kubitschek. Elas foram até o aeroporto, onde o presidente embarcava para Pernambuco. E de dentro do avião mesmo saiu o despacho favorável à incorporação do Conservatório pela UFG. A partir desse momento, a escola ganhou novos professores e instrumentos, e em união com outras modalidades artísticas, tornou-se o Instituto de Belas Artes da Universidade Federal de Goiás.

Medicina – Iracema Caldas de Almeida incentivou seu filho e professor emérito da UFG, Francisco Ludovico de Almeida Neto, a voltar para Goiânia e

Chico Ludovico

lutar pela criação de uma faculdade de Medicina na cidade. Chico Ludovico, como é conhecido o médico, morava e trabalhava no Rio de Janeiro na década de 1950. O combinado com o pai, então governador de Goiás eleito em 1955, José Ludovico de Almeida, era o de iniciar as atividades da faculdade no mesmo mês da inauguração de Brasília. Chico uniu-se a outros tantos que viam na criação dessa escola uma necessidade urgente para Goiás. A semente para esse intento foi lançada na primeira reunião da recém-criada Associação Médica de Goiás, quando se formou uma comissão para viabilizar o projeto da faculdade de Medicina. Alguns dos desafios, como sede e apoio político, foram contornados pelo pai José Ludovico: a doação da área onde hoje está o Hospital das Clínicas e a intermediação junto ao presidente Juscelino Kubitschek. Para a falta de professores qualificados, buscou-se profissionais estrangeiros e médicos goianos recém-formados. Por meio do Decreto nº 48.061, de 7 de abril de 1960, o Conselho Nacional de Saúde e também o presidente da República autorizaram o funcionamento da faculdade. Com essa data de criação, o vestibular precisou ser realizado fora da época convencional: as provas aconteceram entre os dias 18 e 20 de abril; dos 178 inscritos, 33 foram aprovados. 

Quer saber mais sobre as faculdades pioneiras da UFG? Acesse os links abaixo.

Revista Afirmativa da UFG Nº 2

Faculdade de Direito da UFG

Fonte: Secom UFG

Categorias: UFG 60 anos destaque