Icone Instagram
Icone Linkedin
Icone YouTube
Universidade Federal de Goiás

Entrevista Ronaldo Alves Torres, engenheiro de Segurança do Trabalho no HC

Em 10/12/20 10:46. Atualizada em 10/12/20 10:46.

Concedida à jornalista Carolina Melo, para a matéria Novo prédio do HC: uma história de persistência

Inicialmente gostaria de entender quando começou o seu envolvimento com a construção do novo prédio do HC.

Fui transferido da Escola de Engenharia Civil para o HC para ser Engenheiro de Segurança do Trabalho pela Fundação. Porém como sou formado em Engenharia Civil a diretora da época Cleusa de Queiroz me pediu que atuasse em algumas obras de reformas pois no HC não havia engenheiro civil. Com esse pedido foi que me envolvi nas atividades de engenharia civil dentro do HC. Quanto ao Edifício de Internação me lembro que o Dr. Felix era muito envolvido com engenharia, um médico espetacular que se preocupava muito com ambientes hospitalares, se preocupada com entrada de sol, de ar, enfim da harmonia entre o concreto e a natureza. Foi uma experiência incrível trabalhar com ele que me chamava o tempo todo na Diretoria para falarmos de engenharia e melhorar os ambientes do HC. Me lembro que sempre o Dr. Felix dizia "não é pq o HC é público que os pacientes não merecem um ambiente aconchegante" incrível isso! Com essas idéias foi que notamos que as estruturas do HC já estavam bastante sacrificadas de tantas reformas e pouco conseguíamos fazer alem das reformas que não propiciavam o atendimento às Instruções Normativas do Ministério da Saúde e as orientações da VISA. Inicialmente surgiu a ideia de elaborarmos um Plano Diretor Físico para o HC e foi assim que houve a necessidade de aumentar a capacidade de internação, de consultas, exames e atendimentos em geral. Paralelo à esse Plano surgiu a oportunidade junto à Reitoria da época de conseguir o financeiro através de emenda parlamentar ai foi que se deu preferência no investimento na área de internação e assim surgiu a ideia ousada de elaborar um projeto arrojado que resolveria de uma vez por toda e por várias décadas essa área de internação no HC. Diante disso e com o aval da Reitoria que negociava a verba foi dado o ponta pé inicial para contratação de profissionais de arquitetura e engenharia para elaboração dos projetos, tendo em vista o curto prazo e a falta de profissional por parte do CEGEF (na época) para cumprir com os compromissos em tão pouco tempo que na época foi de apenas 06 meses. Fizemos licitação via Fundação e contratamos todos os profissionais dos quais se destaca a empresa ATHOS & WALTER que foi a vencedora e a partir daí iniciaram uma sequência de reuniões para levantamentos do plano de necessidades para elaboração do projeto de arquitetura e posterior elaboração dos projetos complementares de engenharia. Com todos os projetos básicos elaborados demos prosseguimento á licitação, autorizada com a garantia de 12 milhões de emenda (lembrando que a estimativa do valor total na época era de 44 milhões, ou seja R$1.000,00 o metro quadrado e o prédio contém 44 mil metros quadrados, para escolha da empresa construtora da qual foi vencedora a FUAD RASSI.

O senhor sabe me dizer quem participou dessa concepção inicial? 

Quem participou foram o Diretor Geral da época Dr. Rodopiano, a Diretora administrativa Financeira Cleusa Queiroz, Diretor Técnico Dr. Felix aí envolveram a Comissão Interna de Infecção Hospitalar Enfa Anita. Esses foram o mais envolvidos e participavam de todas as reuniões das quais haviam convidados das respectivas área dos assuntos escolhidos para as reuniões. Não poderia de deixar de mencionar o nome da Tecnóloga Lucimeire Borges que com todo carinho cuidou da manutenção e reformas junto comigo, me substituindo com muita dedicação às horas em que eu estava disponível para a obra do Edifício de Internação.

Há quem diga que o tamanho do prédio é um exagero. O senhor concorda?

A concepção de exagero eu não concordo devido à quantidade de internações solicitadas pela comunidade de Goiânia e municípios e até mesmo de outros estados. A concepção era de futuro e de atender o presente conforme determina as Normas da VISA. Hoje temos até 5 leitos nas enfermarias atuais do HC e a Norma determina apenas no máximo 02(dois).

Quando o projeto do novo prédio foi concebido? Você lembra a data? E qual lembrança você tem desse momento? Qual era o sentimento presente?

Lembro que em 2001 tínhamos 06 meses para elaborar todos os projetos e licitar até no final do ano. Lembro que a obra iniciou em 2002, precisamente no dia 01 de abril iniciou toda movimentação para canteiro de obra e demais serviços necessários à obra (data que nunca esqueci pq realmente parecia mentira depois de tanto empenho por parte da equipe, inclusive fomos à Brasília apresentar para profissionais do Ministério da Saúde o projeto para ainda mais sensibilizar as autoridades de que havia necessidade de mais dinheiro pq os 12 milhões era apenas para iniciar). O sentimento presente na época era de esforço recompensado por mais que ainda haviam muitas etapas e batalhas à serem vencidas!

A obra teve início quando? Quais foram as principais dificuldades enfrentadas?

As vzs acabo respondendo em outra pergunta, mas enfim toda movimentação iniciou em 01.04. 2002. Tivemos dificuldades com os alvarás na época e licenças ambientais pois tivemos que extrair mais de 100 pequenas árvores e desfazer de um parquinho infantil que foi delicadamente reconstruído em outro local. Outra dificuldade que tivemos após a execução da fundação e primeiro subsolo foi o alagamento devido a água do lençol freático que no período chuvoso há uma aproximação da superfície do solo. Imediatamente providenciamos um projeto para drenagem dessa água o que conseguimos pela própria gravidade do solo, sendo feito a captação através de um canal construído em direção á primeira avenida, dispensando o uso de bomba.

Qual foi o sentimento do senhor com o início da obra?

Meu sentimento era um pouco de preocupação pq eu era um único engenheiro da época responsável pelo HC, nomeado através de uma portaria da reitora da época, não sou engenheiro no quadro da UFG, e além da grande obra ainda tomava conta de reformas, manutenção, engenharia clínica, mecânica e engenharia elétrica (isso me preocupava muito). Mas havia o sentimento de desafio e cada estaca executada eu agradecia pq sabia que nascia uma grande obra e para mim era muito compensador estar ali desde a concepção do prédio.

Durante o período de concepção do novo prédio ou mesmo a sua construção, alguma história o marcou de forma especial?

Lembro de um momento que marcou foi quando houve a primeira paralisação por falta de verba. Ví a empresa indo embora, retirando funcionários e equipamentos! Nossa infelizmente foi um momento de tristeza. Não sei se isso me marcou de forma especial!! Poderia dizer de forma especial foi quando executou a primeira laje que vi aqueles mais de dois mil metros quadrados ai tive a visão da dimensão do nosso filho!! rsrs

Ao saber que a obra será inaugurada no final deste ano, cerca de 20 anos depois, qual o sentimento vem à tona? E qual lembrança?

Sentimento de Gratidão! E posso confessar que todo meu esforço está sendo reconhecido pela atual Superintendência e Gerente Administrativo. Atualmente fui nomeado com presidente da comissão para transição dos leitos, fiscal do contrato da transportadora da qual fiz parte também da equipe de licitação (inicia hoje a transferência da Governança).

Moro num prédio aqui perto onde a fachada é o Ed. de Internação, portanto vigio ele noite e dia! rsrsrs A lembrança baseia-se em saudade de muita coisa que faria tudo de novo! Passei por momentos bons e ruins e todos eles serviram como exemplos de vida que hoje se resumem nessa palavra GRATIDÃO!

Gostaria de dizer mais alguma coisa?

Gostaria de deixar um conselho aos jovens engenheiros do HC, via EBSERH! Que não deixem que os problemas sobreponham à vontade e o amor de servir ao próximo! Até mesmo pq o alvo são nossos pacientes carentes que as vzs vêm de longe na esperança de nos encontrar de braços abertos! infelizmente nem sempre acontece justamente pela falta de amor porque condições nós temos, basta querer!

Finalizando, gostaria de deixar meus agradecimento pelo reconhecimento e pela oportunidade de expor um pouco desses sentimentos que muito me emocionam e me deixam bastante feliz e realizado! Sensação de dever cumprido e me preparando para me aposentar!

 

 

Fonte: Secom-UFG