Icone Instagram
Icone Linkedin
Icone YouTube
Universidade Federal de Goiás
fachadas goias

Projeto Tête-à-tête mostra aquarelas de fachadas da Cidade de Goiás

Em 10/12/20 12:33. Atualizada em 10/12/20 12:45.

Projeto de estudante da UFG é financiado pela Lei Federal de Emergência Cultural Aldir Blanc 

A egressa da FAV/UFG e atualmente discente do curso de Arquitetura e Urbanismo da Regional Goiás, Nayara Cristina Gonçalves Silva, desenvolve digitalmente o projeto Tête-à-tête. Disponível na conta da rede social Instagram @tete_a_tete_goias, o mesmo é composto por uma série de ilustrações em aquarela de fachadas da Cidade de Goiás, onde a autora reside desde 2016. Através desse estudo visual Nayara Cristina reflete sobre a necessidade de se perceber a história que se revela nas fachadas da cidade. Segue abaixo uma breve entrevista onde a pesquisadora fala um pouco sobre seu projeto.

Tete-a-tete 1Tete-a-tete 2Tete-a-tete 3
(Imagens: Nayara Cristina). Disponível em: @tete_a_tete_goias

Fale um pouco sobre sua formação acadêmica.
Nayara Cristina - Em 2013, me formei bacharela em Artes Visuais com habilitação em Design de Interiores pela Universidade Federal de Goiás. Em 2016 retomei a rotina acadêmica, dessa vez no curso de Arquitetura e Urbanismo pela mesma universidade, regional Cidade de Goiás, e estou cursando hoje o que seria meu oitavo período, considerando que passei seis meses em mobilidade na FAU-UFBA.
Fale sobre a criação e desenvolvimento do projeto Tête-à-tête.
O projeto Tête-à-tête surge em 2017 de maneira independente, após a observação da postura de sujeitos que negligenciam as memórias por trás das edificações enquadradas em suas fotografias. A história da própria cidade é dividida e possui um caráter particular em seus subnúcleos de desenvolvimento. As partes da cidade que se desenvolveram às margens direita e esquerda do Rio Vermelho possuem características edilícias distintas e contam histórias distintas acerca das pessoas que viveram ali e dos contextos sociais, políticos, econômicos e artísticos de uma época. 
O objetivo do projeto é, por meio de ilustrações em formato A5, utilizando a aquarela como técnica representativa, revelar a necessidade de cautela e paciência no momento de interação com essas edificações, a fim de compreender tudo o que a mesma representa e incentivar a sensibilização visual nas relações entre sujeito e lugar, sendo o segundo a região que compreende o centro histórico da Cidade de Goiás – Go e assim valorizar a paisagem histórica preservada e protegida pelos devidos órgãos de conservação e prefeitura, fortalecendo o turismo arquitetônico. Tête-à-tête significa uma conversa íntima entre dois indivíduos, cara a cara. Conversa essa que se deu no momento de concepção das ilustrações entre artista e objeto representado, e que se dará novamente entre observador e ilustração em um primeiro momento e, posteriormente, entre esse mesmo observador e a edificação em si, uma vez que todas as peças desenvolvidas trazem na legenda o endereço com o nome da rua e o número da casa para que cada um possa ver e vivenciar sua própria conversa íntima, tête-à-tête. 
Em 09 de Outubro de 2020 a Secretaria Municipal de Cultura da prefeitura da Cidade de Goiás liberou o edital de chamamento público nº 02/2020 que trata do credenciamento de projetos para seleção e premiação com finalidade de realização de atividades culturais em formato de isolamento social considerando, entre outros fatores, o decreto municipal nº 63, de 19 de agosto de 2020 que regulamenta a destinação dos recursos de R$ 184.381,14 provenientes da Lei Federal de Emergência Cultural Aldir Blanc Nº 14.017/2020, regulamentada pelo Decreto Presidencial nº 10.464/2020, para o Município de Goiás. O edital se propunha a selecionar até 65 ações culturais credenciadas previamente e os valores destinados a cada ação foi divulgada no edital. Foram 7 vagas para exposições/instalações onde submeti o Tête-à-Tête para análise.  
Por se tratar de uma proposta de exposição em caráter de isolamento social, propusemos a criação da página no Instagram por considerará-la uma plataforma de acesso democrática apesar das limitações econômicas dos usuários e de censura das políticas nacionais e mundiais e, dentro de suas diretrizes, acessível. Pensando na impossibilidade de observação do elemento original que inspirou a obra, propusemos o redirecionamento do visitante ao local, via Google Maps, através de um Qr Code. E, na tentativa de resgatar histórias dessas edificações, abrimos a página para interação com os visitantes através de lives que serão programadas, enquetes, e caixas de diálogo da própria plataforma. Também propomos o compartilhamento de materiais informativos sobre a cidade, os espaço urbanos em que as edificações representadas se encontram e processos e técnicas para desenvolvimento das peças artísticas.

Para saber mais sobre a proposta apresentada ao edital, confira aqui a apresentação do projeto na íntegra.



Fonte: FAV

Categorias: Arte e Cultura fav