Icone Instagram
Icone Linkedin
Icone YouTube
Universidade Federal de Goiás
modelagem covid

Pesquisadores constatam aumento no número de transmissões pela Covid-19 em Goiás

Em 15/12/20 10:51. Atualizada em 16/12/20 09:13.

Dados indicam a aceleração de novos casos a partir de novembro

Carolina Melo

Após uma queda contínua a partir de julho e agosto de 2020, o número de transmissões do vírus SARS-CoV-2 volta a subir no Estado de Goiás. A constatação é dos pesquisadores do Grupo de Modelagem da Expansão da COVID-19 em Goiás, que observaram a mudança de padrão da estimativa do Re a partir do início de novembro. Se antes os valores do Re estavam abaixo de 1,0, agora estão por volta de 1,13.

Para as estimativas do Re foram utilizados dados de casos confirmados da COVID-19 obtidos do Portal da SES de Goiás, por data de sintoma, e atualizados até 11 de dezembro. O estudo também destacou a estabilização no número de novos casos, que vinham caindo, em novembro. O dado “pode indicar uma aceleração no crescimento da epidemia, ainda não refletida nos dados do sistema de informação em função dos atrasos de notificação”, afirma o documento. Corrigida as defasagens a partir do modelo de análise nowcasting, os pesquisadores da UFG, de fato, conseguiram confirmar a tendência de aceleração da pandemia em dezembro de 2020.

Segundo o documento, grande parte dos municípios do Estado com mais de 100 mil habitantes também mostram a tendência de aumento no número de casos estimados, com o Re acima de 1,0. Com exceção de Novo Gama e Jataí, os municípios apresentam a mudança na trajetória da curva de casos a partir de novembro. Veja o quadro:

Tabela 1

Na avaliação dos pesquisadores da UFG, as consequências dos novos dados, “em termos de hospitalizações e óbitos, dependem da distribuição do Re entre os diferentes grupos populacionais (considerando fatores de risco e distribuição etária dos novos casos)”. Ainda assim, reafirmam a necessidade de se monitorar continuamente a aumento de hospitalizações em leitos convencionais, assim como em UTIs. “É fundamental a observância, por parte da população, dos protocolos de segurança estabelecidos pelas autoridades de Saúde, assim como as medidas de distanciamento social e uso de máscaras”, reforçam.

Acesse o documento na íntegra

Fonte: Secom-UFG

Categorias: pandemia Ciências Naturais ICB IPTSP