Icone Instagram
Icone Linkedin
Icone YouTube
Universidade Federal de Goiás
Mulheres empreendedoras

UFG e Sebrae publicam relatório sobre perfil da empreendedora goiana

Em 18/01/21 12:37. Atualizada em 19/01/21 09:34.

Negócios criados por mulheres são 42% no Estado

Fernanda Arantes, Jéssica Borges e Cândido Borges (Comunicação LAPEI)

A primeira empresa criada por uma mulher no estado de Goiás, que ainda permanece ativa, data do ano de 1951. Desde então, esse número evoluiu e, em 2019, do total de empreendedores em Goiás (1.048.391), 34% são do sexo feminino (352.669). Do total de empresas criadas em Goiás, a taxa de negócios criados por mulheres cresceu de 24% do total em 1980 para 42% em maio de 2020. Estes são alguns dos resultados apresentados no Relatório Perfil da Empreendedora Goiana, fruto de uma parceria entre a UFG e o Sebrae Goiás.

Do total das empreendedoras goianas, em 2019, 55.020 são empregadoras, isto é, possuem pelo menos um funcionário, enquanto as que trabalham por conta própria totalizam 297.649. Sua atuação se concentra nos segmentos do comércio e serviços. Aporé, Lagoa Santa, Damolândia e Alto Paraiso são os municípios de Goiás com maior participação das mulheres no empreendedorismo – 45% dos empreendedores destes municípios são mulheres.

Mulheres empreendedoras

Com relação à cor/raça, as mulheres brancas são maioria (53,9%) entre as empregadoras, enquanto entre as trabalhadoras por conta própria, as mulheres pardas se destacam (57,2%). Observa-se que a maior parte das empreendedoras concluiu o ensino médio, sua idade média é de 43 anos e a renda média daquelas que empregam é 162% maior do que a renda média das mulheres que trabalham por conta própria.

Dentre os desafios enfrentados pelas mulheres empreendedoras, o relatório cita, durante a COVID-19, o aumento das tarefas domésticas e a dificuldade de conciliar essas tarefas com as atividades do empreendimento. Além disso, a desigualdade em termos de renda média, se comparadas aos homens, e o alto índice de informalidade dos negócios comandados por elas, o que não possibilita a proteção pela legislação pertinente ou o acesso a benefícios como aposentadoria e seguro-saúde também são mencionados.

Lançado em Goiás em 2018, o Projeto Sebrae Delas – Desenvolvendo Empreendedoras Líderes Apaixonadas pelo Sucesso – tem como principal objetivo o fomento de práticas empresariais para tornar os negócios liderados por mulheres mais competitivos, bem como promover a sensibilização e a articulação de atores estratégicos relacionados ao tema empreendedorismo por mulheres. No fim de 2020, mais de 370 empreendedoras do estado participavam do projeto.

Por meio do projeto DELAS, foi estabelecida a Rede de Empreendedorismo Feminino, composta por representantes de 18 organizações, da qual a UFG é parte integrante, representada pelo Lapei – Laboratório de Pesquisa em Empreendedorismo e Inovação.

O Lapei está vinculado à Faculdade de Administração, Ciências Contábeis e Ciências Econômicas da UFG (Face/UFG) e atua em atividades de pesquisa, extensão e ensino do empreendedorismo.

Para a realização da pesquisa foram utilizados dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNADc IBGE), da Junta Comercial do Estado de Goiás (Juceg) e da Receita Federal.

Acesse o relatório completo em Relatório Perfil da Empreendedora Goiana



Fonte: Face-UFG

Categorias: Humanidades LAPEI FACE