Icone Instagram
Icone Linkedin
Icone YouTube
Universidade Federal de Goiás
Ítalo Camilo

1910

Em 04/03/21 12:42. Atualizada em 05/03/21 08:51.

Professor Ítalo Camilo faz uma reflexão no dia mais letal da pandemia no Brasil

Ítalo Camilo S. Nogueira*

Ítalo Camilo

O dia 03 de Março de 2021 se torna o pior dia desde o início da pandemia de Covid-19, 1910 vidas perdidas em 24 horas. Somente em Goiás, mais precisamente em Goiânia, são mais de 90% dos leitos de UTI comprometidos. Não são números, são vidas que se foram, vidas perdidas que não voltam mais. São pais, mães, filhos, amigos, enfim, brasileiros. Um ano se passou e ainda vivemos um dos piores momentos de nossa história.

História essa que mudou completamente nossas vidas, rotinas, cotidiano. O abraço foi deixado de lado, o contato e o toque foram esquecidos como forma da não contaminação da doença, a máscara passou a ser peça essencial como vestimenta nos dias de hoje, mesmo quando alguns (que deveriam dar o exemplo) não acreditam em sua eficácia. O álcool 70% se faz presente, em casa, no carro, no ambiente de trabalho, em tudo. A higienização passou a ser, mais do que nunca, ponto essencial nos dias de hoje.

Pois bem, sabe-se que é uma incerteza, em entender o que de fato está acontecendo. Muitas perguntas pairam no ar e na mente. Que vírus é esse? Como ele se desenvolveu? Como desencadeou esse tsunami de casos e consequentemente milhares de mortes? E agora? O que fazer?

Uma certeza, sinais foram dados, como forma de reflexão. Muitos adoeceram por isso, doenças laborais, depressão, crises de ansiedade e mesmo com tudo isso, sinais ainda continuam sendo dados Por que será? Temos refletido com isso? Pontos de melhorias podem ser extraídos dessa situação?

Essa pandemia nos fez refletir sobre as relações, sobre nossas atitudes, sobre o que pensamos, ou como encaramos a vida, afinal a vida é tão passageira e qual é nosso propósito aqui?

Dois pesos e duas medidas, cara ou cora?, certo ou errado? A ciência ou o achismo? Tantos questionamentos foram feitos, julgamentos foram estabelecidos e alguns até empurrados garganta abaixo, o achismo por parte de alguns passaram a ser lei. Mas a ciência venceu e sempre vencerá, ela sim comprova o que é certo, perante essa doença terrível que tem ceifado vida de pessoas inocentes e que tem sido menosprezada por alguns que deveriam dar o exemplo e nortear a população em qual caminho seguir.

Afinal, qual meu papel perante ao mundo? O que posso fazer para melhorar o que está à minha volta? Ressignificar, sim, não, talvez ... essa é a palavra de ordem no momento – nada mais que atribuir um novo significado a acontecimentos através da mudança de sua visão de mundo.

Enfim, a vida ainda vem em primeiro lugar, sem vida não há mais o que fazer. Não há o que se discutir. Pense nisso!!! Ressignifique!!!

 

* Italo Camilo da S. Nogueira é professor efetivo da Universidade Federal de Goiás, é graduado em Administração de Empresas, pós-graduado em Gestão em Marketing pela UFRJ e em Gestão Educacional pela Faculdade Senac, mestre em Administração Pública e doutor em Tecnologia Ambiental. E-mail: italocamilo@ufg.br Instagram: italoc.nogueira

O Jornal UFG não endossa as opiniões dos artigos, de inteira responsabilidade de seus autores

 

Fonte: Secom-UFG

Categorias: Artigo FACE