paralímpico

Série Mergulho dá visibilidade ao esporte paralímpico

Em 08/03/21 13:54. Atualizada em 08/03/21 13:57.

Em 25 episódios, Mergulho traz depoimentos de atletas paralímpicos de diferentes modalidades

No ano dos Jogos Paralímpicos de Tóquio, adiados para 2021 devido à pandemia da Covid-19, estreia em emissoras de todo o país a série documental Mergulho, que busca promover a visibilidade do esporte e dos atletas paralímpicos. Dividida em 25 episódios com cerca de 30 minutos de duração, a série foi filmada em nove cidades brasileiras e apresenta depoimentos de mais de 80 atletas de diferentes modalidades que falam sobre suas trajetórias, dificuldades e conquistas.

A série traz depoimentos de representantes do atletismo, basquete em cadeira de rodas, bocha, canoagem, ciclismo, esgrima, goalball, halterofilismo, judô, tiro esportivo, hipismo, natação, parabadminton, parataekwondo, tênis em cadeira de rodas, remo, rugby, vôlei feminino, vôlei masculino, triatlo, tiro com arco, vela, futebol de cinco, basquete em cadeira de rodas, esgrima. Os atletas foram selecionados com o apoio do Comitê Paralímpico Brasileiro.

Mesmo que já tenham conquistado mais medalhas e títulos para o Brasil do que atletas do esporte convencional, os atletas paralímpicos ainda são pouco conhecidos pelo público. Por isso, além de promover o reconhecimento desses esportistas, a série Mergulho é importante para a valorização e para representatividade na mídia das pessoas com deficiência, mostrando a todos que é possível superar obstáculos e alcançar seus objetivos.

Pesquisa

Mergulho é resultado do projeto de pesquisa Visibilidade do Esporte e Atleta Paralímpico, cadastrado na Universidade Federal de Goiás (UFG) e coordenado por Vanessa Dalla Déa, professora da instituição. Além da série documental, o projeto também promoveu o Seminário Nacional de Visibilidade do Atleta Paralímpico em Goiânia (GO) no ano de 2019 e produziu um e-book com o resultado da pesquisa e artigos científicos sobre a temática (disponível em https://publica.ciar.ufg.br/ebooks/colecao_inclusao/livros/3/index.html).

Com financiamento do Ministério da Cidadania e Secretaria Especial de Esportes do governo federal, o projeto foi realizado pela Universidade Federal de Goiás por meio do Laboratório de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação em Mídias Interativas (MediaLab/UFG), com gestão administrativa e financeira da Fundação Rádio e Televisão Educativa e Cultural (RTVE) e co-produção da Abaute Produções.

O projeto contou ainda com a parceria do Comitê Paralímpico Brasileiro e da Secretaria de Estado de Esporte e Lazer do Estado de Goiás e com o apoio do Centro Integrado de Aprendizagem em Rede da UFG, da Faculdade de Educação Física e Dança da UFG, da Universidade Estadual de Goiás, da Open Senses Acessibilidade.

EXIBIÇÃO:

O lançamento do Programa Mergulho será dia 22 de Março de 2021 as 17:30hs no Programa Conexões Especial.

Os Episódios do Programa Mergulho serão exibidos pela TV UFG às Quartas-feiras às 17:30 com reprise aos sábados as 9hs, com Estreia no dia 24 de Março de 2021.

A TV UFG pode ser acessada nos canais 15.1 UHF / 21 NET / 15 Gigabyte HDTV, também pelo site http://www.tvufg.org.br/ .

O Programa Mergulho também será exibido por TVs universitárias de todo Brasil e Outros canais parceiros.

Fonte: FEFD (Michely Coutinho)

Categorias: Série documental FEFD Institucional