Projeto começa sequenciamento de genoma do vírus SARS-Cov-2 circulante em Goiás

Em 11/03/21 14:58. Atualizada em 11/03/21 15:22.

Primeiras amostras piloto identificaram variantes do Reino Unido e do Amazonas

Kharen Stecca

A Universidade Federal de Goiás começou a realizar o sequenciamento das primeiras amostras do vírus SARS-Cov-2 circulantes em Goiás. Em um teste piloto com oito amostras iniciais obtidas em laboratório parceiro do projeto em Anápolis e Goiânia foram encontradas duas amostras de variantes do Reino Unido e duas da variante P.1 do Amazonas em Anápolis. Já as amostras de Goiânia apresentaram 3 cepas da variante P.1 e 1 B.1 (uma cepa mais antiga). A análise foi divulgada no boletim da Secretaria Estadual de Saúde (SES-GO).

Sequenciamento Sars-cov 2
O sequenciamento oferece subsídios para que os técnicos das secretarias possam verificar características dos pacientes e melhorar o escopo da vigilância epidemiológica (Fotos: Arquivo pesquisadora)

A previsão é que o projeto analise 120 amostras selecionadas, sendo 60 de Goiânia e 60 de outros municípios do estado de Goiás. Os resultados serão encaminhados às secretarias para subsidiar o trabalho de combate à pandemia. O laboratório recebeu nos últimos dias as primeiras amostras selecionadas pela SES-GO e Sec. Municipal de Saúde. A previsão é que em 15 dias seja possível ter os primeiros resultados. Segundo a coordenadora do projeto, a professora do Instituto de Ciências Biológicas da UFG e da Pontifícia Universidade Católica de Goiás, Mariana Pires de Campos Telles, o sequenciamento oferece subsídios para que os técnicos das secretarias possam verificar características dos pacientes e melhorar o escopo da vigilância epidemiológica.

Mariana Teles
Professora Mariana Teles é coordenadora do projeto

As amostras iniciais foram oferecidas pelo Laboratório DNA Gyn e Biovida, parceiro do projeto. As próximas amostras serão enviadas para o projeto por meio de uma triagem da Secretaria Estadual de Saúde e também da Secretaria Municipal de Goiânia do Laboratório Estadual de Saúde Pública Dr. Giovanni Cysneiros (Lacen GO) e também do Laboratório de Análises Clínicas e Ensino em Saúde do Instituto de Ciências Biológicas (Laces/ICB/UFG) e o Laboratório Saúde.

Projeto - Além da UFG e Puc Goiás, o projeto também tem parceria com o Instituto Federal de Goiás. O financiamento vem da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Goiás (Fapeg) e também do INCT de Ecologia e Evolução da UFG, que está fornecendo equipamentos, espaço físico e envolvendo pós-graduandos que atuam de forma voluntária para realizar esse sequenciamento.

Após o sequenciamento das amostras, os genomas do vírus circulante em Goiás serão comparados com todos os outros genomas do vírus que foram depositados nas bases de dados disponíveis que têm as diferentes origens.

Sequenciamento Sars-cov 2
Amostras serão comparadas com bancos de dados internacionais

Uma possibilidade é que a partir dos dados obtidos do mapeamento do genoma, novas variantes genéticas também podem ser identificadas e descritas. “A variante nova aparece por causa das mutações do vírus. O resultado do mapeamento vai permitir verificar se temos em Goiás, somente variantes que já foram descritas para algum lugar do Brasil ou do mundo, ou se temos novas variantes em Goiás”, explica a professora. Os resultados da pesquisa serão disponibilizados em um banco de dados internacional.

Categorias: destaque Sequenciamento ICB Saúde