Capa livro servidor UFG.

Pesquisador da UFG publica livro sobre a sociedade industrial de Goiás

Em 19/04/21 11:16. Atualizada em 19/04/21 11:21.

Leonardo César Pereira é servidor da UFG e pesquisou a formação econômica e social do Estado desde o período colonial

Livro servidor UFG

A reflexão sobre a sociedade capitalista e as repercussões históricas do desenvolvimento da sociedade urbano-industrial em Goiás é apresentada no livro Sociedade Urbano-Industrial e a Classe Trabalhadora, de autoria do pesquisador da UFG, Leonardo César Pereira. Técnico em Assuntos Educacionais da Universidade, o autor realizou a pesquisa junto ao Programa de Pós-Graduação em Sociologia (PPGS/FCS/UFG) e o livro e o e-book foram publicados pela editora CRV.

A obra explica a expansão da acumulação capitalista no Brasil e em Goiás desde o período colonial, que resultou na formação política e econômica do projeto urbano-industrial, atualizando o subdesenvolvimento dependente da região. Nesse cenário, assim como discorre Leonardo César, os trabalhadores vivenciam o cotidiano tendo que mediar as contradições entre a crença na melhoria da qualidade de vida, vislumbradas nas possibilidades apresentadas pela sociedade capitalista, e os sofrimentos, lutas e resistências ao trabalho.

As contradições da atual sociedade, de acordo com a análise do autor, têm como suporte a ideologia do progresso e da modernidade como argumentos que buscam legitimar transformações sociais promovidas para a exploração e dominação capitalista. A pesquisa foi defendida no segundo semestre de 2020.

Fonte: Secom-UFG

Categorias: Humanidades FCS