Icone Instagram
Icone Linkedin
Icone YouTube
Universidade Federal de Goiás
Vocalizar para bem viver

Vocalizar poemas para melhoria da saúde mental

Em 23/04/21 13:47. Atualizada em 23/04/21 14:24.

Oficina busca promover a saúde por meio da atividade artística em grupo

Vocalizar poemas como forma de promover a saúde mental é a proposta de uma oficina que está sendo oferecida pelo Subsistema Integrado de Atenção à Saúde do Servidor (SIASS) em parceria com a Faculdade de Letras da Universidade Federal de Goiás. Ao longo de 10 encontros a oficina integra práticas de vocalização de poemas com atividades de promoção de saúde mental. As inscrições podem ser feitas até o dia 30 de abril no link: http://eventos.ufg.br/vbv2021

Mas como vocalizar poemas pode auxiliar na saúde mental? A psiquiatra do Siass, Manuella Rodrigues explica: "O contexto atual, pelo isolamento social provocado pela pandemia, gerou medos, incertezas, perdas e, consequentemente, um aumento dos casos de sofrimentos e doenças mentais. Esta nova realidade exigiu das pessoas rápidas mudanças em suas rotinas, em diferentes aspectos de suas vidas. A arte, em suas diferentes manifestações, mostra-se um caminho na construção do bem-estar, da saúde física e mental, interferindo nos determinantes sociais, fortalecendo a coesão social, diminuindo iniquidades, estimulando comportamentos saudáveis. A Literatura foi escolhida neste projeto como meio de promoção de saúde, pois funciona como instrumento que colabora para o equilíbrio psíquico, através da expressão emocional, da catarse e da identificação grupal."

O psicólogo do Siass, Robert Veras, complementa que os encontros de vocalização de poemas são a aplicação tanto de uma estratégia de redução de tensão emocional por meio da expressão oral, como uma estratégia de facilitação de novas fontes de satisfação por meio do engajamento de uma atividade lúdica em grupo.

As práticas de vocalização incluem as seguintes etapas:

- Exercícios de aquecimento: Correspondem a um conjunto de práticas de aquecer a voz antes do trabalho de vocalização propriamente dito, quanto a exercícios de modulação de altura, tom, timbre e textura da voz prévia ao ato de vocalizar, podendo incluir exercícios de respiração, alguns dos quais às vezes são combinados com exercícios de alongamento do corpo para relaxamento, com alongamento do pescoço, braços, tronco e até das pernas

- Formas de vocalizar poemas: Serão consideradas, de imediato, a leitura silenciosa e a leitura branca. A primeira, tanto sobre um ou mais poemas desconhecidos quanto sobre um ou mais poemas conhecidos por quem fará a vocalização , ocorre sem recurso à voz, como leitura de reconhecimento do texto (no caso de poema/s desconhecido/s) ou de rememoração do texto (no caso de poema/s conhecido/s). Já a leitura branca é aquela pela qual se faz uso da voz, contudo, com performance limitada ao que o texto tem de registro na escrita.

- Performances para vocalizar poemas: Serão considerados alguns modos, dentre os quais têm destaque a vocalização rítmica, em respeito ao corte dos versos, com ênfase a cada final de verso, a vocalização cursiva, que não leva em conta o corte a cada final de verso, e modos performáticos, de interpretação um tanto quanto cênica ou dramática com modulação da voz e expressividade facial e/ou corporal conforme o/s poema/s vocalizado."

O psicólogo explica que os encontros da oficina que serão dedicados ao tema da saúde mental vão abordar dois assuntos de forma inter-relacionada: regulação emocional e comunicação interpessoal: "Ao falar de regulação emocional, vamos convidar a pessoa a olhar para seus processos internos de adaptação ao mundo, a partir de um recorte do programa Cultivando o Equilíbrio Emocional. Ao falar de comunicação interpessoal, por sua vez, vamos convidar a pessoa a olhar para o seu comportamento verbal, abordando os elementos da Comunicação Não-Violenta. A ideia é que as práticas de vocalização de poemas sejam acompanhadas de um treinamento em consciência emocional e relacional visando saúde mental e qualidade de vida. Nesse sentido, faremos exposições orais dialogadas, práticas contemplativas dirigidas e dinâmicas de comunicação em grupo. Vale ressaltar que se trata de um processo pedagógico, a fim de que não se confunda com psicoterapia em grupo."

A psiquiatra esclarece que a interação dos participantes vai ocorrer no decorrer dos encontros, nas rodas de conversa sobre saúde mental para debater o tema da aula do dia e nas práticas coletivas de vocalização de poemas, que serão preparatórios para a apresentação de um sarau virtual, no fim do curso.

Segundo a psiquiatra, o projeto está estruturado em dez encontros virtuais de uma hora e meia, numa frequência de dois encontros por semana, e está previsto que o participante disponibilize mais uma hora por semana para treinar os exercícios de vocalização dos poemas trabalhados nas oficinas. Os encontros ocorrerão às segundas e quartas-feiras: às segundas serão facilitadas rodas de conversa sobre saúde mental pela equipe do SIASS, às quartas ocorrerão as práticas de vocalização de poemas ministradas por membros do grupo “Corpo de Vozes” e poetas goianos convidados. Ou seja, encontros sobre saúde mental serão em dias diferentes dos dias de vocalização de poemas.

Vagas e certificados - Serão disponibilizadas 20 vagas. O curso será realizado de 3 de maio a 2 de junho às segundas e quartas das 14 às 15h30 ao vivo pelo google meet. O curso tem carga horária de 20 horas e emissão de certificado. Os certificados serão emitidos pela Faculdade de Letras da UFG e serão encaminhados via e-mail aos participantes que obtiverem mínimo de 75% (setenta e cinco por cento) de frequência no evento de extensão.

 

Fonte: Secom UFG

Categorias: Arte e Saúde Arte e Cultura SIASS FL Propessoas