toxicologia para crianças

Cartilha ensina sobre intoxicações em animais domésticos

Em 05/05/21 15:20. Atualizada em 05/05/21 15:20.

Publicação auxilia tutores com informações sobre alimentos, medicações e animais peçonhentos

Você sabia que cebola e alho podem ser tóxicos para os animais domésticos? E que medicamentos relativamente comuns aos seres humanos como o diclofenaco e o ibuprofeno não podem ser utilizados pelos animais domésticos? Para trazer informação de forma fácil e lúdica sobre esses assuntos, o grupo de estudos de Toxicologia Veterinária e a Escola de Veterinária e Zootecnia da Universidade Federal de Goiás lançaram no início de maio a cartilha "Toxicologia Veterinária para Crianças". A proposta foi coordenada pela professora Ana Flávia Machado Botelho. O objetivo do material é informar a população, com enfoque em crianças e adolescentes, sobre as intoxicações que acometem os animais domésticos. Os textos foram adaptados para garantir uma linguagem acessível e a compreensão de todos. A transferência de conhecimento objetiva não apenas alertar tutores/proprietários de animais quanto às principais intoxicações veterinárias, mas também prevenir possíveis casos.

capa cartilha toxicologia

Nos últimos anos, os cães e gatos estão cada vez mais próximos dos humanos. O acesso a informações de qualidade sobre o assunto muitas vezes é restrito, sendo dúvidas constantes nos consultórios veterinários. "O propósito dessa cartilha é alertar a população sobre os principais agentes tóxicos que afetam os cães e gatos", destaca a professora Ana Flávia Botelho. Entre as informações inseridas no material estão alimentos que podem ser tóxicos para animais, medicações que não devem ser administradas e informações sobre picadas de animais como cobras, escorpiões, entre outros.

O material está sendo disponibilizado gratuitamente online. Confira aqui e ajude a divulgar!

Categorias: cartilha Ciências Naturais EVZ