Pesquisa e extensão

Pesquisa e extensão são acessíveis já no início da graduação

Em 07/05/21 12:01. Atualizada em 07/05/21 12:08.

Atividades representam diferencial para futuros profissionais

Fortes complementos na formação superior, a pesquisa e a extensão podem significar o diferencial para os futuros profissionais. A iniciação científica dá início ao treinamento para a solução de problemas específicos, por meio da investigação metodológica, nas diversas áreas de conhecimento. Imprescindível para quem deseja seguir a carreira acadêmica ou atuar como pesquisador.

A extensão, por sua vez, põe o estudante em contato direto com a realidade social, permitindo que exercite aliar, na prática, o conhecimento formal e a troca dos saberes populares. Essa interação traz inúmeros benefícios: para o estudante que forma uma visão crítica-humanística e que traz para a academia demandas relacionadas às desigualdades sociais; para a universidade que retorna à sociedade, de alguma maneira, o investimento público que lhe é aplicado.

A boa notícia é que, na UFG, o estudante ao ingressar em quaisquer dos cursos de graduação já poderá buscar, desde o início, se tiver interesse, participar de alguma atividade de pesquisa ou de extensão. Por ocasião do Espaço das Profissões UFG 2021, os pró-reitores de Pesquisa e Inovação, Jessiel Freitas Carvalho, e de Extensão e Cultura, Lucilene Maria de Souza, falaram à Rádio Universitária sobre a atuação de suas áreas na graduação. Eles conversaram com a jornalista Silvânia Lima, da Rádio Universitária:

Sobre a pesquisa:

Sobre a extensão: