Icone Instagram
Ícone WhatsApp
Icone Linkedin
Icone YouTube
Universidade Federal de Goiás
Cartilha o que é violência

Faculdade de Educação divulga cartilha infantil digital sobre violência

Em 19/05/21 10:33. Atualizada em 19/05/21 10:41.

Material audiovisual busca prevenir contra a violência às crianças e aos adolescentes em suas várias vertentes 

Dentro das celebrações ao Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, instituído dia 18 de maio, a Faculdade de Educação (FE) da UFG lançou na semana passada a versão digital da cartilha "O que é violência?" que pode ajudar crianças e adolescentes a entenderem, de maneira simples, como ela se manifesta.

Idealizada desde 2014, a cartilha teve sua versão impressa distribuída no ano de 2019 às escolas da rede pública e privada de Goiânia e às instituições de defesa dos direitos das crianças e adolescentes do estado de Goiás. E, agora, tem o seu lançamento eletrônico. 

A ideia do projeto surgiu quando professores e pesquisadores da FE perceberam a necessidade de discutir temas importantes no ensino básico, como o preconceito e a violência. A partir da pesquisa “Tabus acerca da pena de morte – educação, identificação, preconceito, ideologia e violência nas tramas da cultura” foi constatada a importância de abordar temas pouco discutidos entre crianças e adolescentes. Na pesquisa, realizada em 2013, mais de 200 pessoas foram entrevistadas, incluindo alunos e servidores da universidade.

Foram retratados tópicos como pena de morte, direitos humanos, linchamentos, atos violentos, sistema prisional, apenados e o papel da polícia na sociedade. Segundo a professora e coordenadora do projeto “O que é violência?”, Silvia Rosa Zanolla, mesmo com a participação da comunidade acadêmica, os resultados da pesquisa apresentaram visões limitadas sobre esses temas. “Realizada na própria universidade, a pesquisa apresentou visões preconceituosas e falta de esclarecimento geral sobre esses temas. Os dados mostraram ainda falta de formação, incompreensão do sentido da violência na sociedade”, afirmou.

Visto que a infância e adolescência são fases primordiais do desenvolvimento humano, a pesquisa também constatou a escassez de discussões sobre temas importantes no ensino básico. Diante desse cenário, iniciativas foram pensadas. “Foram propostos seminários, livros, artigos e entrevistas sobre assuntos importantes. Também foi constatada a necessidade de investir em material formativo didático, além de atividades, como debates e eventos acerca da temática da violência e as possibilidades de sua prevenção pela educação”, afirmou Silvia.

Sobre o lançamento da versão digital da cartilha, a coordenadora do trabalho, professora Silvia Zanolla, conversou com a Rádio Universitária:

Saiba mais sobre a cartilha eletrônica aqui.

Fonte: Secom-UFG e Rádio Universitária

Categorias: Humanidades FE