Papo Musical

PAPO MUSICAL

Em 07/06/21 08:38. Atualizada em 07/06/21 09:11.

Duo de piano a quatro mãos: Lucas e Arthur Jussen

Gyovana Carneiro*
Lucas e Arthur Jussen

O piano a quatro mãos ocupa lugar de destaque no repertório camerístico.  Tocar a quatro mãos é uma excelente motivação para pianistas e importante ferramenta pedagógica no ensino do piano.

Foi na passagem do século XVIII para o XIX que surgiram na Europa as primeiras transcrições para piano a quatro mãos, as quais se tornaram o principal meio de divulgação da música sinfônica e de câmara. O sucesso desse repertório foi tão grande que alcançou obras dedicadas tanto para amadores – visando à prática doméstica de música, como para pianistas profissionais, impulsionando os compositores a escreverem peças originais para este gênero até os dias de hoje.

Um Duo de irmãos holandeses tem chamado à atenção do mundo da música de concerto. Lucas (1993) e Arthur Jussen (1996) vêm de uma família musical, a mãe Christianne van Gelder é professora de flauta e o pai, Paul Jussen, é timpanista da Orquestra Filarmônica da Rádio Holandesa em Hilversum e Percussionista do Essemble Da Capo”.

Lucas e Arthur Jussen

Reconhecidos, desde muito cedo, como crianças talentosas, Lucas e Arthur colecionam vários prêmios nacionais e internacionais.

Lucas Jussen e Arthur Jussen
 Vencedores na categoria Música Clássica
(outubro de 2018  em Berlim, Alemanha)

Tocando quase sempre em Duo de Piano a Quatro Mãos  Lucas Jussen, o mais velho dos dois irmãos diz:

“Não consigo me imaginar tocando com mais ninguém. É como se fôssemos uma pessoa”.

E é mesmo assim que soa o piano deste Duo que vem chamando a atenção no mundo – dois pianistas e uma sonoridade impecável.

Lucas Jussen e Arthur Jussen

Curiosamente, o Duo Lucas e Arthur Jussen, em 2005, esteve no Brasil, durante quase um ano, a convite da pianista Maria João Pires (1944).

Nos anos seguintes, Lucas completou os seus estudos com o pianista Menahem Pressler (1923) nos Estados Unidos e com o pianista  Dmitri Bashkirov (1931 – 2021) em Madrid. Já Arthur diplomou-se pelo Conservatório de Amsterdã, onde estudou com o pianista e renomado pedagogo Jan Wijn (1934).

Antes da pandemia, o Duo apresentava-se em salas de concertos e festivais por toda a Europa, incluindo Concertgebouw de Amesterdã, Herkulessaal de Munique, Festival de Música de Rheingau, Festival da Holanda, Festival de São Petersburgo, sendo, desde 2010, músicos exclusivos da Deutsche Grammophon.

músicos exclusivos da Deutsche Grammophon.

O Duo já trabalhou com os regentes  Andris Nelsons (1978), Valery Gergiev (1953), Sir Neville Marriner  (1924 – 2016) e Yannick Nézet-Séguin (1976). Em julho de 2020, já na pandemia, realizaram um concerto gravado no Royal Concertgebouw Amsterdam para o Tanglewood 2020 Online Festival.

Lucas e Arthur Jussen

Atualmente Lucas e Arthur Jussen têm buscado as plataformas digitais e pretendem tocar para um publico cada vez maior e mais heterogêneo.

Ouviremos Lucas e Arthur interpretando a Fantasia em fá menor de  Franz Schubert (1797 – 1828)  em uma LIVE   gravada em uma das mais conceituadas salas de concerto do mundo  – Royal Concertgebouw de Amisterdã, Holanda, em julho de 2020, já na pandemia, para o Tanglewood 2020 Online Festival.

Observe, nessa interpretação memorável, a sonoridade e a beleza dessa obra de Schubert. A Fantasia em fá menor é uma obra do período romântico. O Romantismo favoreceu o piano. Tanto em casa, quanto em salões ou salas de concerto, o piano era capaz de transmitir os sentimentos mais profundos do compositor muito nitidamente, e, algumas vezes, de forma teatral. Pequenas e inúmeras peças foram escritas especialmente para o piano nesse período. Essa obra faz parte do repertório de muitos Duos, mas esta gravação em especial está de “tirar o folego”.

*Depois, deixe seu comentário e vamos papear também nas Redes sociais!

* Gyovana Carneiro é professora da Escola de Música e Artes Cênicas (EMAC) da UFG

O Jornal UFG não endossa as opiniões dos artigos e colunas, de inteira responsabilidade de seus autores.

Fonte: Secom-UFG

Categorias: colunistas Papo Musical Emac