gaiolas

Professora lança livro de contos "Gaiolas sob medida"

Em 28/06/21 15:44. Atualizada em 28/06/21 16:18.

Livro da Editora UFG será lançado no dia 10 de julho em evento online

A professora Gisele Toassa da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Goiás lança no dia 10 de julho, às 15 horas, seu primeiro livro de ficção, "Gaiolas sob medida". O livro foi selecionado no Prêmio Vertentes 2018, da Editora da UFG. O evento será transmitido no link.
Redigidos entre 2002 e 2017, os 15 contos que compõem o livro nasceram de diferentes vivências de confinamento físicas e psíquicas. Colhidos nos seus encontros com a desilusão, a desigualdade, a vida danificada, os personagens se deixam levar por uma inércia sob medida. Contentam-se com o mínimo. Alguns nem mesmo chegam a conceber projetos de fuga, entretendo-se com hábitos maquínicos, parecidos com as rotinas de um algoritmo. Há o amor lírico de uma secretária por seu patrão e do homossexual que se rejeita. Há suicidas em potencial, estiolados na prisão familiar. Há a religião traída. Há a dependência química como fuga, em um bairro que se gentrifica. Há ainda os verdes vidros da gaiola, ou os muros do quintal, como os limites máximos do mundo conhecido. Também habitam neste livro desejos de sucesso difíceis de se realizarem, antes que se chegue à última morada - ou última gaiola - na qual o Sr. José, enterrado vivo, procura imaginar como sua morte afetou a família e amigos. O livro encerra-se com a descoberta do direito à existência singular, ainda que bizarra, na epifania despretensiosa de quem levanta-se para esticar as pernas após um confinamento dilacerante e prolongado...
O livro pode ser adquirido com a autora no site https://acasadevidro.com/gaiolas-sob-medida/ ou nas livrarias da UFG.
gaiolas

Categorias: Arte e Cultura FE