Internet EDUCA

e-Arte/Educação: Estratégias aulas online

Em 05/07/21 11:52. Atualizada em 05/07/21 11:54.

Questões sobre processos e-arte/educativos no contexto de ensino/aprendizagem remoto

Fernanda Cunha*

O vídeo intitulado e-Arte/Educação: Estratégias aulas online, com as convidadas ciberarte/Educadoras Ms. Iolene Lobato e Yasmin Lyra é encontro provocado por questões trazidas pela professora Natássia Duarte (EMAC/UFG) ao questionar sobre processos e-arte/educativos em que se edifica portifólios no contexto de ensino/aprendizagem enquanto estratégia de aulas mediadas pela internet.

A conversa que permeia a questão posta, converge acerca de vivências e-Arte/Educativas promovidas no curso de especialização em Arte/Educação Intermidiática Digital, cujo curso segue com duas turmas concluídas.

Importante enaltecer que pude conceber este curso bem como coordená-lo, com a significativa presença da equipe do Centro Integrado de Aprendizagem em Rede da Universidade Federal de Goiás (CIAR/UFG). Ali pude contar com nomes como Professor Leonardo Barra Santana de Souza, Professora Marília de Goiaz, e Sílvia Carla Nunes de Figueiredo Costa que encabeçam equipe onde não medem esforços para tornar sonhos realidade.

Contamos, ainda com o apoio financeiro da CAPES à formação continuada pela Universidade Aberta do Brasil (UAB). Assim, todos os alunos e alunas por este curso de especialização, em sua grande maioria professores da educação básica, contaram com este curso 100% gratuito.

Tivemos na primeira turma 180 vagas e na segunda turma 240 vagas. No momento aguardamos o desdobramento da pandemia para retomarmos rumos vindouros.  A educação gratuita cumpre papel social de significativa importância para sociedade. Ao formarmos profissionais mais qualificados, o resultado é imediato para a sociedade brasileira.

Neste âmbito, me recordo, quando eu conversando com a professora Iolene Lobato para montagem da estrutura deste curso, ano de 2013. Foi muito desafiador, pois o que se impunha naquele momento era conceber processos de ensino/aprendizagem no âmbito paradigmático de minha tese de doutorado, que tive a magnífica oportunidade de ser orientada pela Professora Ana Mae Barbosa (ECA/USP), cuja tese versa para proposições conceituais do Sistema Triangular Digital, que é uma derivação da Abordagem Triangular sistematizada pela professora Ana Mae Barbosa. O Sistema Triangular Digital tem como centro o desenvolvimento da mente digital crítica.

Hoje, em tempos de pandemia, alunos e alunas, por vezes quando nos encontramos no fluxo da rede, se expressam o quanto este curso de especialização tem valia para tempos de pandemia.

Como notório se é: um curso não se edifica em uma única pessoa, mas em equipe engajada pelo ideal de um país melhor.

Devo confessar, que me empenhei pela busca de realizar um curso de especialização como este, ao ter sido provocada pela Professora Ana Guiomar Rego e Souza para criar um curso de especialização na EMAC/UFG, unidade acadêmica que sou lotada.

Professora Ana Guiomar naquela ocasião era a diretora da EMAC. Neste período de sua gestão o curso foi elaborado, implantado e com as duas turmas basicamente concluídas.

Por justiça, preciso aqui, confessar que a Professora Ana Guiomar sempre esteve engajada com esta especialização. E claro, são nos momentos difíceis que os gestores são mais testados. Não caminhei só por entre caminhos de pedra, que por vezes também galgamos, vez que professora Ana Guiomar se apresentou como parceira.

A peculiaridade deste curso nos desafia a cada momento. Com a professora Iolene Lobato na coordenadoria, com a professora Natássia que participou como docente/orientadora de TCC e com Yasmin Lyra como discente, compusemos a conversa que se segue em vídeo, momento que compreendo oportuno conferir este encontro, que aconteceu em rede, sobretudo em tempos de pandemia, vez que discorremos sobre estratégias de aulas online pelo Sistema Triangular Digital.

Na descrição deste vídeo poderá acessar links para download gratuito da coletânea intitulada Arte/Educação Intermidiática Digital. Coletânea esta produzida para os alunos do curso de especialização em Arte/Educação Digital. Depoimentos Provocativos, que contêm 4 e-books:

- Núcleo  Temático 1 - Fundamentos da Arte/Educação digital;

- Núcleo  Temático 2 - Performances e-Arte/Educativas;

- Núcleo  Temático 3 -  Interterritorialidade no Ciberespaço;

- Núcleo  Temático 4 - Intervenção pedagógica Arte/Educativa Digital Crítica.

Para acessar o conteúdo na íntegra desta conversa assista ao vídeo:

Visite o meu canal do Youtube, acessando o link https://www.youtube.com/c/FernandaCunhaCiberArtEduca  e confira a coletânea de vídeos disponíveis que venho realizando com dicas, reflexões, tutoriais, entrevistas, que possam auxiliar profissionais do ensino e alunos.

Acesse também o site portalinterneteduca.com

Neste site se pode acessar diversos formatos de conteúdo: artigos, e-books,  posts, encontros online, etc., buscando contribuir com professoras, professores, alunas e alunos, pessoas interessadas na área da Arte, Cultura e Educação.

*Fernanda Cunha é professora da Escola de Música e Artes Cênicas (Emac) da UFG

O Jornal UFG não endossa as opiniões dos artigos e colunas, de inteira responsabilidade de seus autores.

Fonte: Emac UFG

Categorias: colunista Emac