Acesso de dados abertos para ampliar a divulgação de pesquisas científicas
Evento virtual discute a importância da abertura de dados científicos e do planejamento na gestão de dados
Augusto Araújo
Nesta terça-feira, dia 13 de junho, a Universidade Federal de Goiás (UFG), por meio da Pró-Reitoria de Pesquisa e Inovação (PRPI/UFG) realizou a palestra virtual “Dados em pesquisa: Como gerir? Por onde começar?", ministrada pela professora Laura Rezende da Faculdade de Informação e Comunicação da UFG. Ela foi transmitida através do canal oficial da UFG no YouTube e você pode acessá-la através deste link. O evento teve como objetivo tornar mais clara as questões envolvendo a Gestão de Dados na pesquisa científica, possibilitando aumentar a visibilidade e alcance do resultado das pesquisas para a sociedade. Além disso, a palestra trouxe uma visão histórica sobre o movimento de “Ciência Aberta”, que visa tornar a divulgação científica mais acessível e transparente.
Laura justificou a importância de se conservar e divulgar as informações científicas para a produção de novos estudos.“Os dados são evidências de fenômenos científicos observados e precisam de um contexto e interpretação do leitor. Pode ser que no futuro surja um novo pesquisador em um outro contexto, que pode usar esses dados produzidos em sua pesquisa, reduzindo assim o seu tempo de análise e uso de recursos”, exemplificou.
Ao longo da palestra, a professora da FIC/UFG citou exemplos de diferentes áreas de como esses dados científicos podem ser reaproveitados através do acesso livre, como por exemplo, na pesquisa de sementes ou no diagnóstico de Covid-19. Laura também destacou a importância do planejamento na gestão de dados científicos, como tornar esses dados abertos e apresentou diferentes ferramentas virtuais para gerir essas informações.
Por fim, ela concluiu afirmando “A abertura de dados impulsiona o avanço da ciência e não favorece a apropriação indevida, como alguns podem crer. Quando você disponibiliza esses dados, você está auxiliando para que outros citem o seu trabalho. Ainda há licenças disponíveis para que haja uma utilização correta”.
Fonte: Secom UFG
Categorias: Institucional PRPI