
Estreia primeiro episódio do Projeto "Vozes de Gaia"
Websérie traz um olhar feminino sobre o alimento e entrevistou a geógrafa Divanilda Donizete Ribeiro
Janyelle da Mata
A Faculdade de Informação e Comunicação (FIC), em parceria com o Centro de Estudos Brasileiros (CEB), ambos da Universidade Federal de Goiás (UFG), lançou na última sexta (13) o primeiro episódio “Agroecologia, uma cosmovisão” da websérie “Vozes de Gaia” no canal Fic no Youtube. O programa é vinculado ao projeto de extensão Aspas. A professora Lara Lima Satler entrevistou a geógrafa e pesquisadora Divanilda Donizete Ribeiro, sanando dúvidas sobre termos como agroecologia e agroflorestas, além de conversarem sobre o trajeto do alimento até a mesa e do monopólio de grandes empresas no processamento da comida.
Divanilda Donizete Ribeiro é geógrafa, com mestrado e doutorado com ênfase em Geografia Agrária e pós-doutorado em Ciências Sociais com ênfase em Sociologia rural. Vem de comunidades camponesas e mostra a visão da agricultura familiar, da agroecologia como cosmovisão e explica conceitos presentes na agroecologia como a agrofloresta e a agricultura orgânica. Ela ressaltou que é possível existir agricultura não-orgânica que seja agroecológica e agriculturas orgânicas que não sejam. Também explicou como afeta a natureza de forma negativa o cultivo de alimentos fora de época e que frutas e hortaliças sazonais em sua estação são mais nutritivas.
A cosmovisão é a maneira singular do indivíduo enxergar o mundo e Dinalva Donizete argumentou que a agroecologia como cosmovisão se dá por meio da relação do ser com a natureza e com outros seres humanos. Assim, ela afirmou que essa visão influencia nas escolhas de compra, por exemplo. Ela exemplificou com a suposição de um indivíduo que, ao invés de buscar alguma fruta em seu quintal para fazer um suco, prefere comprar um pronto. Relacionou a discussão com a fetichização das embalagens realizada pelas propagandas midiáticas como grande influenciadora dessa escolha.
A pesquisadora mencionou sobre a transição agroecológica dentro da produção, da relação com a terra e os seres presentes nela. Segundo ela, para um indivíduo possuir uma relação agroecológica não é necessário a presença dele na produção. O próprio consumo dos alimentos que são cultivados respeitando os limites da natureza já transforma a relação da pessoa com a comida, com a textura e com seu lugar e visão de mundo.
Nesse sentido, de acordo com Dinalva, é necessário fazer a quebra o dizer que “produção agroecológica não pode alimentar o mundo”. Do ponto de vista técnico, segundo a pesquisadora, é possível alimentar mais pessoas e com qualidade utilizando um cultivo agroecológico do que o modelo utilizado atualmente de alimentos processados, por exemplo. Porém, para o capitalismo essa produção não é bem-vinda, pois, exige mercados curtos (comercialização próxima da produção), o que inviabiliza a exportação e a regularidade e a quantidade que é primordial para esse modelo econômico.
O segundo episódio “Uma potência incrível” da websérie “Vozes de Gaia” vai estrear na sexta-feira (20), às 20h, no canal Fic no Youtube. Vai contar novamente com a presença de Divanilda Donizete Ribeiro para mais um bate-papo sobre práticas e experiências agroecológicas e agroflorestais.
Fonte: Secom-UFG
Categorias: Humanidades Fic