
Living Lab C promove segunda oficina para solucionar problemas de resíduos de construção
Encontro reuniu representantes do setor público, empresas, entidades e instituições de ensino e pesquisa
No segundo encontro do Living Lab C, que reuniu representantes do setor público, empresas, entidades e instituições de ensino e pesquisa para propor soluções para problemas de resíduos de construção, os participantes abordaram os 40 problemas identificados na primeira oficina de cocriação, realizada no último mês de julho, e considerados como fatores que interferem na gestão dos resíduos de construção civil (RCC).
Dos 40 problemas levantados, inicialmente, o grupo apontou os seguintes fatores que considera fundamentais e factíveis para a solução das questões relacionadas ao RCC, antes, durante e no pós obra:
- Gestão Ambiental por parte das construtoras (falta de informação e de treinamento de equipes para gerir o passivo ambiental);
- Gestão e Planejamento Estratégico (na etapa de estudo e concepção, análise ambiental é pouco detalhada, não sendo considerados os custos da geração e a disposição final dos resíduos);
- Projetos sem foco na racionalização e na mitigação da produção de resíduos;
- Gestão Pública (falta de incentivos à logística reversa e à economia circular)
Articulações
A pró-reitora adjunta de Pesquisa e Inovação (PRPI), diretora de Transferência e Inovação Tecnológica (DTIT) da UFG e também coordenadora do Living Lab C, Helena Carasek, ressaltou a importância da continuidade do grupo, para que os resultados obtidos nas duas primeiras oficinas possam avançar. “Isso é apenas um petisco. A ideia é manter as articulações, buscando soluções sustentáveis e efetivas para o RCC, não ficar só em propostas”, afirmou.
Helena Carasek também anunciou para o próximo mês de outubro a realização do Construct Ideathon - primeiro desafio nacional do Living Lab C que pretende reunir e apoiar equipes formadas por estudantes de todo o país para o desenvolvimento de ideias criativas e inovadoras, visando solucionar problemas na indústria da construção, ligados à temática de RCC.
O Construct Ideathon contemplará duas categorias:
- Negócio Inovador: ideias de negócios com potencial de crescimento e geração de ganhos econômicos, preferencialmente com caráter tecnológico;
- Negócio de Impacto Socioambiental: Ideias/projetos com potencial de geração de impacto socioambiental e geração sustentável de resultados financeiros positivos
“Como resultado dessa iniciativa, espera-se obter soluções e ideias de produtos, serviços ou processos, com caráter, original, criativo, inovador e empreendedor, que tragam melhorias tecnológicas significativas para problemas ligados à cadeia produtiva da construção civil no que tange a temática de RCC “, concluiu a Professora Helena Carasek.
Living Lab C
O Living Lab C é o primeiro laboratório vivo no Centro-Oeste com foco em inovação e sustentabilidade na construção civil. O projeto é promovido pela Universidade Federal de Goiás - UFG e desenvolvido no âmbito da Comunidade da Construção (polo Goiânia), contando com o apoio do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI), ABCP (Associação Brasileira de Cimento Portland) e do Sinduscon-GO (Sindicato da Indústria da Construção no Estado de Goiás).
A iniciativa também conta com a participação de cerca de 35 empresas, sendo construtoras, incorporadoras, fornecedores de materiais, laboratórios, escritórios de projetos, consultorias ambientais, gerenciadoras de RCC, além do CREA/GO - Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Goiás, CAU/GO - Conselho de Arquitetura e Urbanismo de Goiás e Senai – Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial, Sebrae-GO , PUC Goiás e IF Goiano.
O Living Lab C envolve também os seguintes representantes do setor público; Secretaria de Estado de Desenvolvimento e Inovação (SEDI); Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (SEMAD); Secretaria Municipal de Inovação, Ciência e Tecnologia (SICTEC); Secretaria Municipal de Desenvolvimento e Economia Criativa (SEDEC); Secretaria Municipal de Planejamento Urbano e Habitação (SEPLANH); Agência Municipal do Meio Ambiente de Goiânia (AMMA); Companhia de Urbanização de Goiânia (COMURG); Agência de Regulação de Goiânia; e Secretarias de Aparecida de Goiânia (de Desenvolvimento Urbano e de Meio Ambiente e Sustentabilidade.
Trata-se de um ambiente de inovação com o propósito de desenvolver soluções criativas, aplicáveis na prática, e com potencial de geração de negócios, de forma colaborativa, envolvendo representantes de universidades, dos setores público e privado da sociedade (usuários).
O projeto 2021-2022 do Living Lab C tem como temática a gestão e reaproveitamento de resíduos na Construção Civil. Os objetivos são identificar desafios/problemas, propor soluções e desenvolver produtos, serviços (startups) e artefatos inovadores e sustentáveis.
Fonte: Secom UFG
Categorias: Institucional PRPI CEI